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VXY Mogiana em MG
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Eng. Eugênio de Mello
Achilles Stengel
Nova Galícia
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1926-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1950)
ACHILLES STENGHEL
Município de Porto União, SC
linha Itararé-Uruguai - km 536,040 (1936)   SC-0454
Altitude: -   Inauguração: 13.09.1926
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Achilles Stengel foi inaugurada em 1926. Seu nome homenageia um dos engenheiros mais atuantes na construção do trecho Porto União-Marcelino Ramos, entre 1907 e 1910. Em 1950, com a entrada em operação da variante do morro

de São João, uma nova estação com o mesmo nome foi aberta em local distinto. Essa estação, a original, já não existe mais. Os restos de sua plataforma estão escondidos no meio

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1926 a 1950. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
do mato, ao lado da igrreja ucraniana, ao lado também da estrada de terra antiga que sobe a serra de São João. De Porto União até Matos Costa, é uma subida constante já que o rio Iguaçu em Porto União está a 650 m e em Matos Costa a altitude é de 1100 m. (Veja também ACHILLES STENGEL-NOVA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Nilson Rodrigues; RVPSC: Relatórios oficiais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Perto da igreja ucraniana, às margens da estrada velha que sobe a serra...

...e também ao lado dessa estrada, coberta de mato...

...estão os restos da plataforma da estação velha de Achiles Stengel, desativada em 1947. Fotos Nilson Rodrigues
     
     
Atualização: 29.03.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.