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VXY Mogiana em MG
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Irati
Engenheiro Gutierrez
Rebouças
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Itararé-Uruguai, PR- 1965

IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1918-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO GUTIERREZ
(antiga RIOZINHO)
Município de Irati, PR (veja o bairro)
linha Itararé-Uruguai - km 385,174 (1936)   PR-1423
Altitude: 822 m   Inauguração: 12.1918
Uso atual: demolida em 2002   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1938 (já demolido)
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Riozinho foi inaugurada em 1918.

Em 1938, a estação foi renomeada como Engenheiro Gutierrez para ser o ponto de saída da E. F. Guarapuava, ou ramal de Guarapuava, aberto nesse ano. Um novo prédio, maior, foi construído e entregue em 15.02.1938.

Também se referiam a ela como João Gutierrez. Daí para o sul a linha era conhecida como linha do Contestado, pois passava pela região da guerra civil dos anos 1910, até Santa Catarina.

Em 1996 foram retirados os trilhos todo o percurso entre essa estação e a de União da Vitória. A própria estação de Engenheiro Gutierrez foi demolida em 2002. Também foi demolida a vila ferroviária, e a caixa d'água jogada, rolando, para um canto. Na prática, os trens que vêm de Uvaranas passam direto para o oeste do Paraná, ali não é mais um entroncamento.

ACIMA: O pátio da estação de Engenheiro Gutierrez, por volta de 1964 (RVPSC: Paranaguá- Curitiba, 80 anos de Ligação Ferroviária, 1965).
ACIMA: Vista do bairro em 2015 (Foto Bruno Pionkewicz de Souza).

 

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1918 a 1983. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Flávio Marcellini; Bruno Pionkewicz de Souza; Nilson Rodrigues; Luciano Pavloski; RVPSC: Paranaguá- Curitiba, 80 anos de Ligação Ferroviária, 1965; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960)
     

A estação em 1936, dois anos antes da abertura do prédio novo. Foto dos relatórios da RVPSC

Ao fundo, a estação; saída dos trilhos do ramal, em 1936. Foto dos relatórios da RVPSC

A casa do agente e a do guarda-chaves em 1936, com a caixa d'água sendo construída. Foto dos relatórios da RVPSC

A estação, foto sem data. Do acervo de Nilson Rodrigues

A mesma cena de 1936, com a casa do agente, no abandono, em 04/2000. Meses depois foi tudo demolido. Foto Luciano Pavloski

A estação em 04/2000, já abandonada, pichada e depredada. Foto Luciano Pavloski

A estação em 04/2000. Foto Luciano Pavloski

A estação em 04/2000. Foto Luciano Pavloski

A estação já não mais existe em 01/2003. Foto Flávio Marcellini
     
Atualização: 17.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.