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(1947-2002):
Presidente Alves
Quilômetro 75
Pirajuí
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Saída para o ramal de Pirajuí (1925-1947):
Pirajuí-ramal
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1925-1975)
RFFSA (1975-1996) |
QUILÔMETRO
75
(ENGENHEIRO PENIDO)
Município de Pirajuí, SP |
Linha-tronco - km 75,080 (1938); |
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SP-0574 |
Altitude: 549,000 m |
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Inauguração: 15.11.1925 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: O posto
do quilômetro 75, ou km 75, foi aberto com a ajuda
da Prefeitura do município de Pirajuí em 1925
para servir de saída para o ramal de Pirajuí.
Em setembro de 1948, o ramal foi extinto e incorporado à linha
principal através de uma retificação na linha,
mas o posto telegráfico continuou existindo para abastecimento
de água e de lenha.
Havia noites, por volta de 1953, em que cinco ou seis trens de carga
permaneciam estacionados em seus desvios, para abastecimento de lenha
e água, tornando-se difícil aos ferroviários
do tráfego o cumprimento das escalas de 24 horas de serviço
por 24 horas de repouso.
Com a chegada das locomotivas diesel a partir de 1956 e a extinção
gradativa das locomotivas a vapor, os lenheiros foram desaparecendo.
Em 10 de agosto de 1964, a estação passou a chamar-se Engenheiro Antonio Nogueira Penido, reduzido para Engenheiro Penido, pela RI-229 da RFFSA.
Aos poucos, as locomotivas a vapor tracionando trens de carga e passageiros
foram sendo extintas e com isso veio o fechamento da estação,
com erradicação dos trilhos dos seus desvios. Com a
importância reduzida, foi extinto mais tarde e depois demolido; em
2002, somente restava por ali a caixa d'água, sem utilidade
nenhuma.
As informações em janeiro de 2008 davam conta
de que a caixa d'água também já não estava
mais lá.
(Fontes: José Henrique Bellorio;
O Avaiense, janeiro de 2008)
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Em 10/01/2002, somente sobrou a caixa d'água, hoje inútil,
no velho posto do quilômetro 75... Foto José Henrique
Bellorio |
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Atualização:
24.02.2023
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