|
 |
...
Nova Odessa
Recanto
Americana
...
Saída para o ramal de Piracicaba:
Cillos
...
Tronco CP-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
 |
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1916-1971)
FEPASA (1971-1998) |
RECANTO
Município de Nova Odessa, SP |
Linha-tronco - km 78,387 (1958) |
|
SP-2150 |
Altitude: 529,942 m |
|
Inauguração: 07.10.1916 |
Uso atual: moradia (2020) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho,
Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro,
em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense,
em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola
larga, até São Carlos (1916) e Rincão (1928). Com a compra da seção
leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas
linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de
volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio
Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar
a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março
de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Recanto foi construída e inaugurada em 1916 como um posto
telegráfico, para servir de apoio à saída do ramal de Piracicaba,
que passaria a sair daquele ponto a partir da inauguração da estação
de Santa Bárbara (do Oeste), em 1917.
Os passageiros para esse ramal embarcavam na estação de Nova Odessa.
A estaçãozinha está localizada praticamente às margens da estrada
Nova Odessa-Americana, à direita de quem se dirige a esta última.
Um pouco mais à frente, via-se até algum tempo a passagem dos
trilhos, em nível, do ramal de Piracicaba, sobre o asfalto.
O ramal saíai quase do mesmo ponto em que está a hoje
abandonada cabina de comando da estação, que, segundo
alguns, seria a única de toda a linha da Paulista que tem partes
em madeira e não em alvenaria.
A estação em si está até em relativo bom estado, embora desativada,
visto que o ramal de Piracicaba está hoje abandonado. "Até
hoje estão lá os trilhos e placas do início do "staff " e, com exceção
do prédio da estação, que é habitado por um antigo funcionário, o
resto é apenas cenário de desolação. Dormentes de concreto jogados
de lado, mato crescido, fios arrancados, e até o fio de cobre de um
transformador ao lado do sinaleiro, desmontaram para roubar. só sobrou
uma caixa com aquele óleo de transformador. Um pouco antes de Recanto,
numa passagem de nível, ainda existem duas cancelas elétricas inteiras
(se bem que desativadas ou quebradas). Nesse momento, passou ali um
trem de cargas puxado por duas locos da Ferronorte, em altíssima velocidade,
até incompatível até para uma via com dormentes podres..." (Edson
S. Castro, 21/11/2000).
Em julho de 2005, o prédio da estação recebeu
um novo telhado, idêntico ao original e ficou muito bonita e
rejuvenescida, segundo José Carlos Bratfich Jr. No entanto,
em janeiro de 2009 as janelas já haviam sido arrancadas e substituídas
por menores, descaracterizando bastante a estação. Em
2017 era moradia.
 |
1922
AO LADO: Reclamação sobre a não entrega do jornal, que o próprio trem da CP trazia
(O Estado de S. Paulo, 2/2/1922). |
ACIMA: Quadra de U-20C
puxando trem cargueiro passando pela estação de Recanto,
provavelmente anos 1990 (Foto Vanderley Zago).

ACIMA: Tendo ao fundo a estação
e à sua frente a cabine, os trilhos do ramal de Piracicaba
já não têm mais ligação com a única
linha de passagem da antiga linha-tronco da Paulista em Recanto (Foto
André Benetti em 3/9/2011).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Orlando
Stepanow; Vanderley Zago; José Carlos Silvestre; José
Pinto Siqueira Jr.; Otavio de Camargo; André Benetti; Edson
S. Castro; José Carlos Bratfich Jr.; Filemon Peres; Cia. Paulista:
Álbum dos 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|

1918 - A estação, novinha. Álbum de 50
anos da Paulista, Museu de Jundiaí |

A estação nos anos 1970. Foto José Carlos
Silvestre |

A cabine de controle e a estação nos anos 1970.
Foto José Carlos Silvestre |

A estação em 1980. Foto José Pinto
Siqueira Jr. |

A estação em 28/05/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 28/05/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht |

Em 28/05/1996, um pouco além da estação,
a cabine de comando e a saída do ramal de Piracicaba.
Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação de Recanto, em 2004. Foto Otavio de
Camargo |

A estação, já com as janelas arrancadas
e substituídas, em 3/1/2009. Foto André Benetti |

A estação, já com as janelas arrancadas
e substituídas, em 3/1/2009. Foto André Benetti
|

A estação, já com as janelas arrancadas
e substituídas, em 3/1/2009. Foto André Benetti
|
A estação em 1/5/2017. Foto Orlando Stepanow |
|
|
|
|
Atualização:
31.08.2020
|
|