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E. F. Muzambinho
(1895 -1908)
E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1966) |
PONTALETE
Município de Três Pontas, MG |
Linha Cruzeiro-Juréia -
km 252,625 (1960) |
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MG-2763 |
Altitude: 758 m |
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Inauguração: 19.11.1895 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte
da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três
Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio,
que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde
1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma
das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede
Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação
Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão
da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro,
no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do
ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação
e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de
passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia
e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997
ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre
Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel
(Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros
da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha
até cerca de 2010. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pontalete foi inaugurada em 1895.
"Meu avô, que morava em Paraguaçu (cidade próxima
a Varginha e Alfenas), disse uma vez ao meu pai que o pessoal de lá
preferia pegar a jardineira para ir para Varginha ou Alfenas, mesmo
andando devagar em lamacentas e poeirentas estradas de terra, do que
ir até a estação de Pontalete e pegar o trem da RMV, que, segundo
ele, atrasava e era muito desconfortável (imagino que para andar na
segunda classe, já que eram pobres). Será que isso melhorou na era
RFFSA?" (Rômulo Favero, 1/12/2017).
Foi desativada em 1964 e demolida em 1965.
"Em 1961 (na verdade, 1965) a represa de Furnas cobriu toda
a cidade. Exatamente 27 metros de água sobre a 'velha Fama'.
A cidade foi reconstruída ao redor, mas as memórias
e a história de Fama certamente ficaram sepultadas. (...) Suas
companheiras, Espera, Josino de Brito, Pontalete, Guapé, São
José da Barra e outros trinta municípios tiveram a mesma
sina. (...) O rio Sapucaí é hoje um lago quieto, soturno.
(...) Ah, represa de Furnas... Não foram por água abaixo
apenas algumas cidades do sul de Minas. Afogaram com ela todas as
tardes, todas as lembranças, nossas saudades, os risos, vozes
queridas. (...) Para nós este lago é só uma imensa
lápide de uma cidade que amávamos. Lápide escura,
sem nome, data, inscrição e flores" (Isa
Musa de Noronha, Uma Vida na Linha, 2005). "No
princípio de março (de 2003) estive num lugarejo
chamado Pontalete, situado à beira da represa de Furnas, exatamente
no encontro dos rios Verde e Sapucaí. Parte da cidade ficou submersa.
Os rios não são vistos, só o lago. Segundo os moradores do local,
há três anos atrás, quando o nível da represa estava baixo, foi possível
ver o leito da estrada de ferro, assim como o local onde ficava a
estação, que foi demolida na época da construção da represa de Furnas.
Os moradores mais antigos de Pontalete contaram-me que na época existiam
dois hotéis no Pontalete onde as pessoas pernoitavam à espera
do trem. Um orgulho para um local onde atualmente existe um único
telefone (público) e a população não deve chegar a 500 habitantes.
Pontalete fica a cerca de 25 km de Três Pontas" (Afonso
Henrique Paione de Carvalho, Varginha, MG, 03/2003).
ACIMA: Fotografia da estação de Pontalete, tirada
por ocasião de sua demolição em 1965, vendo-se ainda a linha férrea
com alguns vagões de carga. Nesse ano começou o enchimento da represa
de Furnas (Acervo João Arildo Pedreira, 03/2008).
(Fontes: Afonso Henrique Paione de Carvalho;
João Arildo Pedreira; Romulo Favero; http://www.tpower.com
.br/rotaparaguacu/fotos_diversas.antigas.htm; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Pontalete em 1926. Autor desconhecido.
http://www.tpower.com.br/rotaparaguacu/fotos_diversas.antigas.htm
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Atualização:
09.12.2017
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