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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV-Cruzeiro-Juréia
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Espera
Pontalete
Josino de Brito
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Muzambinho (1895 -1908)
E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1966)
PONTALETE
Município de Três Pontas, MG
Linha Cruzeiro-Juréia - km 252,625 (1960)   MG-2763
Altitude: 758 m   Inauguração: 19.11.1895
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha até cerca de 2010.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pontalete foi inaugurada em 1895.

"Meu avô, que morava em Paraguaçu (cidade próxima a Varginha e Alfenas), disse uma vez ao meu pai que o pessoal de lá preferia pegar a jardineira para ir para Varginha ou Alfenas, mesmo andando devagar em lamacentas e poeirentas estradas de terra, do que ir até a estação de Pontalete e pegar o trem da RMV, que, segundo ele, atrasava e era muito desconfortável (imagino que para andar na segunda classe, já que eram pobres). Será que isso melhorou na era RFFSA?" (Rômulo Favero, 1/12/2017).

Foi desativada em 1964 e demolida em 1965.

"Em 1961 (na verdade, 1965) a represa de Furnas cobriu toda a cidade. Exatamente 27 metros de água sobre a 'velha Fama'. A cidade foi reconstruída ao redor, mas as memórias e a história de Fama certamente ficaram sepultadas. (...) Suas companheiras, Espera, Josino de Brito, Pontalete, Guapé, São José da Barra e outros trinta municípios tiveram a mesma sina. (...) O rio Sapucaí é hoje um lago quieto, soturno. (...) Ah, represa de Furnas... Não foram por água abaixo apenas algumas cidades do sul de Minas. Afogaram com ela todas as tardes, todas as lembranças, nossas saudades, os risos, vozes queridas. (...) Para nós este lago é só uma imensa lápide de uma cidade que amávamos. Lápide escura, sem nome, data, inscrição e flores" (Isa Musa de Noronha, Uma Vida na Linha, 2005). "No princípio de março (de 2003) estive num lugarejo chamado Pontalete, situado à beira da represa de Furnas, exatamente no encontro dos rios Verde e Sapucaí. Parte da cidade ficou submersa. Os rios não são vistos, só o lago. Segundo os moradores do local, há três anos atrás, quando o nível da represa estava baixo, foi possível ver o leito da estrada de ferro, assim como o local onde ficava a estação, que foi demolida na época da construção da represa de Furnas. Os moradores mais antigos de Pontalete contaram-me que na época existiam dois hotéis no Pontalete onde as pessoas pernoitavam à espera do trem. Um orgulho para um local onde atualmente existe um único telefone (público) e a população não deve chegar a 500 habitantes. Pontalete fica a cerca de 25 km de Três Pontas" (Afonso Henrique Paione de Carvalho, Varginha, MG, 03/2003).




ACIMA: Fotografia da estação de Pontalete, tirada por ocasião de sua demolição em 1965, vendo-se ainda a linha férrea com alguns vagões de carga. Nesse ano começou o enchimento da represa de Furnas (Acervo João Arildo Pedreira, 03/2008).

(Fontes: Afonso Henrique Paione de Carvalho; João Arildo Pedreira; Romulo Favero; http://www.tpower.com .br/rotaparaguacu/fotos_diversas.antigas.htm; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Pontalete em 1926. Autor desconhecido. http://www.tpower.com.br/rotaparaguacu/fotos_diversas.antigas.htm
   
     
     
Atualização: 09.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.