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E. F. Minas e Rio
(1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ABPF (2000-) |
SOLEDADE
DE MINAS
(antiga IBATUBA e SOLEDADE)
Município de Caxambu, MG (1893?-1938);
Município de Itatuba, MG (1938-1948);
Município de Soledade de Minas, MG (1948-) |
Linha Cruzeiro-Juréia -
km 89,394 |
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MG-1329 |
Altitude: 865 m |
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Inauguração: 14.06.1884 |
Uso atual: estação da ABPF (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte
da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três
Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio,
que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde
1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma
das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede
Mineira de Viação, em 1931. Em 1964 esta formou a Viação
Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão
da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro,
no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do
ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação
e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de
passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia
e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997
ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre
Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel
(Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros
da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha
até cerca de 2010. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Soledade, que nos anos 1940 teve o nome alterado para Ibatuba
(entre 1938 e e pouco tempo depois recuperou o nome adicionando o "de Minas",
foi inaugurada em 1884, com a linha original da Minas and Rio.
No caso da linha da E. F. Sapucahy, inaugurada em 1891,
que ligava a estação com a Mogiana na fronteira oeste com São Paulo, a estação "funcionava provisoriamente no armazem de madeiras da E. F. Minas e Rio", na estação de Soledade, da então E. F. Minas e Rio. Com o tempo, passaram a funcionar os embarques das duas ferrovias no mesmo prédio da Minas e Rio.
Ali foi um cruzamento de trilhos em quatro sentidos: Juréia
e Lavras para o norte, Cruzeiro para o sul, Sapucahy
para oeste e Bom Jardim de Minas (Linha da Barra) para
leste.
Da estação seguinte na Minas-Rio, Freitas, saía o ramal para São
Gonçalo do Sapucaí.
Nos "bons tempos", o trem vindo de Cruzeiro chegava em Soledade
e era desmembrado, com alguns carros engatando em outra locomotiva
e seguindo para Barra do Piraí, enquanto outros seguiam para
Itajubá, Pouso Alegre até o entroncamento com a Mogiana
em Sapucaí e o restante seguia para Três Corações, onde
havia a baldeação para o trem que iria para Belo Horizonte.
Segundo Hugo Caramuru, "havia momentos em que os três
trens paravam simultaneamente, provocando correrias e atropelos entre
os passageiros".
Os trens de passageiros foram extintos em 1983, a estação
foi abandonada, mas, desde 2000, voltaram a existir, através do trem
turístico a vapor operado pela ABPF e que segue até São Lourenço.
A estação foi finalmente restaurada totalmente pela
ABPF no início de 2015. Em 2002, estava em excelente estado.
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1887
AO LADO: Quem queria ir para Caxambu descia em Soledade e tomava condução para lá: ainda não havia a linha de trem em Caxambu - só chegaria em 1991 (A Provincia de
S. Paulo, 23/4/1887). |
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1889
AO LADO: Festa em Soledade: vão iniciar-se as obras da V. F. Sapucahy, que vai ligar a cidade a Jacutinga, divisa com São Paulo (A Provincia de
S. Paulo, 7/1/1889). |
ACIMA: Em 19 de janeiro de 1942, o trem com
a locomotiva 153 da RMV vai chegando à estação
de Soledade, enauqnto outras composições esperam no
pátio na outra linha (Acervo Renato Rodriguez Cabral Ramos).
ACIMA: Soledade de Minas em 1983 (foto Cassio Paulo Fernandes).
ACIMA: Saída do ramal de Sapucaí da estação de Soledade de Minas em 1983 (foto Cassio Paulo Fernandes).
ACIMA e ABAIXO: Ponte sobre o rio Sapucaí
em dois tempos: por volta dos anos 1940 e em 1993, quando já
não havia tráfego ferroviário. O trem que passava
por ele era o da linha do Sapucaí, hoje não passa nenhum
(Autor desconhecido e fotografia colorida de Carlos Roberto de Almeida).
ACIMA: Estação de Soledade de Minas em 2022 (Foto Murici Tronfato em 01/03/2022).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Cassio Paulo Fernandes; Adriano Martins; Carlos
Roberto de Almeida; Marco Giffoni; Hugo Caramuru; Jorge Alves Ferreira
Jr.; Acervo Renato Rodriguez Cabral Ramos; Informativo
Ferroviário nro. 31; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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Estação de Soledade, provavelmente anos 1910.
Autor desconhecido |
A estação, o pátio e a cidade, em 1935.
Foto cedida por Marco Giffoni |
A estação, provavelmente anos 1950. Foto do artigo
de Hugo Caramuru, no "Informativo Ferroviário"
no. 31 |
A estação abandonada, entre a desativação
e a ABPF, em 1992. Foto Carlos Roberto de Almeida |
A estação, em 2001. Foto Jorge Alves
Ferreira Jr. |
A estação, em 2001. Foto Jorge Alves
Ferreira Jr. |
A estação, em 17/05/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Soledade de Minas em 06/2010. Foto
Adriano Martins |
A estação restaurada pela ABPF, pronta em fevereiro
de 2015. Foto ABPF/PF |
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Atualização:
22.11.2022
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