A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV - Linha da Barra
...
Seritinga
Carvalhos
Silviano Brandão
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
V. F. Sapucaí (1903-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1979)
CARVALHOS
Município de Guapiava, MG (1911?-1948)
Município de Carvalhos, MG (1948-)
Linha da Barra - km 198,994 (1960)   MG-0160
Altitude: 1.053 m   Inauguração: 12.08.1903
Uso atual: delegacia de polícia (2008)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Carvalhos foi inaugurada em 1903 e era originalmente um vagão adaptado como estação. Foi ponta de linha do trecho que vinha de Barra do Piraí até 1910, quando finalmente foi aberto o trecho unindo esta estação e Encruzilhada (Cruzília), complementando a linha da Barra.

A estação de alvenaria foi construída alguns anos mais tarde.

O último trem de passageiros teria corrido no dia 30 de julho de 1977 (*Nota: o Guia Levi de 1978 ainda aponta como funcionando até 1979 o trecho Aiuruoca-Bom Jardim).

O prédio da estação em 2008 funcionava como delegacia de polícia e sede da APAE. Em 2015 ainda estava em pé e bem conservada.

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Fontes: Ludvick Villela Amaral; Ronan P. Amaral; Carlos R. Almeida; Áurea Novaes e Cunha; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
     

A estação, provavelmente anos 1930. Acervo José Geraldo Botelho Vilella

A estação, provavelmente anos 1930. Acervo José Geraldo Botelho Vilella

A estação, anos 1940. Acervo José Geraldo Botelho Vilella

A estação em 12/2/1993. Foto Carlos R. Almeida

Placa na estação de Carvalhos, 2002. Foto Ronan P. Amaral

Estação de Carvalhos, 2002. Foto Ronan P. Amaral

Estação de Carvalhos, 2002. Foto Ronan P. Amaral

Estação de Carvalhos, 2002. Foto Ronan P. Amaral

A estação e a caixa d'água, em maio de 2008. Foto Áurea Novaes e Cunha

A estação de Carvalhos em 17/10/2015. Foto Fernando Marietan
   
     
Atualização: 19.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.