A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV - Linha da Barra
...
Aiuruoca
Seritinga
Carvalhos
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
Rede Sul-Mineira (1912-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977)
SERITINGA
(antiga BUENO BRANDÃO)
Município de Seritinga, MG
Linha da Barra - km 181,201 (1960)   MG-0156
Altitude: 1.009,200 m   Inauguração: 12.12.1912
Uso atual: em reforma em 2008   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Seritinga foi inaugurada em 1912, dois anos depois da linha que uniu Baependi e Livramento (Liberdade) ter sido inaugurada.

Chamou-se também Bueno Brandão (pelo menos de 1914 a 1932, anos em que encontrei esse nome) e Serranos (1940).

Os trens passaram por ela até 1977, quando a linha foi desativada no trecho entre Aiuruoca e Bom Jardim. Em 2016 ainda está lá, em pé e pelo menos externamente, bem conservada.

ACIMA: Estação de Seritinga nos anos 1950. ABAIXO: Triângulo de reversão atrás da estação de Seritinga nos anos 1950 (Acervo Prefeitura Municipal).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
     

A estação, em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959

A estação, em 2000. Foto Jorge A. Ferreira

Caixa d'água da estação, em 2000. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 03/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação ao entardecer, em março de 2008, em reforma. Foto Aurea Moraes e Cunha

A estação em 2/2013. Foto Gutierrez L. Coelho
     
     
Atualização: 26.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.