A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
...
RMV - Linha da Barra
...
Santana
Piraí
Bela Vista
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
 
E. F. Pirahyense (1883-1885)
E. F. Santana (1885-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-c.1943)
PIRAÍ
Município de Piraí, RJ
Linha da Barra - km 25 (1932)   RJ-0620
Altitude: -   Inauguração: 1883
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Piraí foi inaugurada em 1883, pela E. F. Pirahyense.

Em 1885, a ferrovia e a estação passaram para a E. F. Santana, e, em 1889, ambas foram compradas pela E. F. Sapucaí. Em Piraí havia uma oficina de locomotivas da E. F. Santana, que, com a compra pela Sapucaí e a união da ferrovia com Barra do Piraí em 1896, foi fechada e transferida para esta última cidade.

Tornaram-se o ramal de Passa-Três, que chegou a ser considerado parte da linha da Barra. Os trens que percorriam o trecho entre Barra do Piraí e Passa-Três eram composições diferentes, ou seja, havia uma espera de cerca de uma hora em Barra do Piraí para se mudar do trem que vinha de Soledade para se continuar viagem em outro trem até Piraí e Passa-Três.

No início dos anos 1940, a estação e o trecho Barra-
Passa Três foram fechados pela RMV.

A linha foi arrancada em 1944, segundo o relatório da RMV para esse ano.

A estação de Piraí foi demolida. A linha da E. F. Santana passava onde hoje é a rua principal, na verdade ligando a via Dutra e Passa-Três a Piraí e a Barra do Piraí. A estação ficava onde hoje está a estação rodoviária, não muito longe da praça central, da usina elevatória (que ficam muito próximos uns dos outros, junto ao antigo leito) e que já não existe há pelo menos uns trinta anos. A antiga linha, como a estrada hoje, acompanha em toda a sua extensão o rio Piraí.

1884
AO LADO:
Faleceu o idealizador da ferrovia em Pirahy (A Provincia de S. Paulo, 5/9/1884).,

ACIMA: Os trilhos, o trem e a estação em Piraí. Sem data (A Cigarra foto publicada em 1946).
"Hoje não temos nada e vivemos sob a ameaça de ver a cidade inundada numa sorte igual à de São João Marcos. Aqui não temos nada. Até a estrada de ferro fundada por iniciativa particular foi arrancada. Os Correios e Telégrafos também não funcionam. (...) Na sede não moram mais do que 2.200 pessoas e de sua população de 15 mil habitantes, só no ano de 1944, 4 mil foram atacadas por impaludismo (...)
1946
AO LADO:
Dito por um morador da cidade em 1946 (A Cigarra, março de 1946)
.
(Fontes: R. M. Giesbrecht: pesquisa local; José Maria C. Lemos; Aloysio Clemente Breves, 2007; Prefeitura de Piraí, 2005; Cyro Deocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; RMV: relatório oficial, 1944; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

No pátio da estação de Piraí, em 1909, os visitantes posam à frente do carro do trem. Acervo da Prefeitura de Piraí, RJ

Trem a vapor parado na estação de Piraí, em foto sem data. Cessão José Maria C. Lemos (Arquivo Municipal de Piraí)

A estação já abandonada e sem os iltrhos em 1946. Foto A Cigarra
   
     
Atualização: 06.03.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.