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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Tiaraju
São Gabriel-nova
Santa Brígida
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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RFFSA (c.1978-1996)
ALL (1996-2013)
SÃO GABRIEL-NOVA
Município de São Gabriel, RS
Linha Cacequi-Maritima (variante) - km   RS-3245
Altitude: -   Inauguração: c.1978
Uso atual: estação da ALL (2011)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1979
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Gabriel-nova foi inaugurada por volta de 1978 para substituir a antiga estação de São Gabriel.

"Eu morei em São Gabriel até julho de 1974. Até então o traçado do trem era o que passava pela estação antiga, que ficava a uma quadra da minha casa. Viajei desde criança no trajeto Bagé-Rio Grande de um lado e Bagé-Sao Sebastião-São Gabriel e até Porto Alegre (via Cacequi-Santa Maria) de outro.

Pois bem, por volta de 1972, eu trabalhava no Banco do Brasil de São Gabriel e eu junto com mais 15 colegas compramos uma área na entrada da cidade de aproximadamente 1,5 hectares para construção de casas financiadas. Era uma espécie de "Vila dos bancários". Nós mesmo administramos a construção pela Construtora Cachoeirense. A vila ainda existe hoje, ela que ficava na entrada da cidade hoje praticamente se mistura com outras construções.

Pois bem, quando nós estávamos com o terreno comprado e os projetos das casas prontos, chegou a notícia de que o Ministério dos Transportes iria modificar o trajeto da linha do trem. E por onde passaria? Bem no meio do nosso terreno. O traçado havia sido estudado antes, projetado, aprovado e nós com a obra quase se iniciando. Nós mesmos iniciamos um movimento, buscando a adesão de lideranças empresariais e políticas e numa visita do então Ministro dos Transportes, Mário Andreazza a São Gabriel, fizemos chegar a ele, por meio do presidente do Banco do Brasil Nestor Jost, uma carta, feita por mim, onde narrávamos todos os problemas que o traçado causaria no nosso terreno, etc. etc.

Demorou, atrasou a obra, mas finalmente tivemos a grande notícia de mudança do traçado para o que atualmente lá existe, longe do nosso terreno. Eu tenho a impressão de que no traçado previsto (por dentro do terreno) a estação antiga iria ser preservada, até porque não havia construções no outro lado dela. O problema é que com a mudança do traçado foi preciso construir outra estação. A nova, atual. Esse é um episódio que reputo histórico, importante para a história da cidade e que acabou colaborando para que atualmente a linha férrea não passasse dentro da cidade, que era o objetivo de 1972.

Hoje a área onde os trilhos estariam está toda povoada. Então eu posso assegurar, para que possa corrigir os dados na página, que a estação antiga continuou sendo usada até 1974, quando saí de São Gabriel, não sabendo a data exata de quando foi desativada, mas o que não é difícil descobrir
" (João José Forni, 07/2006).

O IPHAE considera a data de desativação da velha estação como tendo sido em 1978, o que faz supor que esta seria a data de abertura da nova. A estação fica numa variante que passa mais afastada do centro da cidade. A estação original, entretanto, continua unida por trilhos com a nova.

"Quando estive na estação antiga de São Gabriel, em 1996, ainda existiam os trilhos. Na época me informaram que na safra do arroz o trem ainda ia até lá para carregar. Em volta existem engenhos de arroz. Os prédios da estação e do armazém não eram utilizados com fins ferroviários. O prédio da estação abriga um mini museu da FEB e o que foi o armazem era utilizado por uma cooperativa. Quanto à localização, a estação antiga fica praticamente no centro de São Gabriel enquanto a nova fica fora da área urbana, a mais ou menos uns 2 km de distância. Embora eu pouco conheça São Gabriel, me pareceu que esta variante que tirou os trilhos do centro da cidade fica paralela a linha antiga (pelo lado da plataforma da estação antiga). Os trens chegam na estação antiga por um pedaço da linha que ficou como um ramal. Foi uma pena que eu não tenha acompanhado os trilhos antigos para ver em que ponto encontram a linha nova" (Alfredo Rodrigues, 09/2005).

(veja também SÃO GABRIEL)


ACIMA: Entrada do pátio da estação, que está ao fundo, à direita, em 1996. Notar a guarita, embora não tão antiga, mas ainda conservando o estilo das guaritas do século XIX (Foto Alfredo Rodrigues).

(Fontes: Alfredo Rodrigues; João José Forni; ITSEMAP; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de São Gabriel-nova, em 1995. Foto Alfredo Rodrigues

Estação de São Gabriel-nova, em 1995. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em 2011. Foto ITSEMAP
     
     
Atualização: 30.12.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.