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E. F. Porto Alegre-Uruguaiana
(1896-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TIARAJU
(antiga BELLA VISTA)
Município de São Gabriel, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 694,661 (1960) |
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RS-0649 |
Altitude: 149 m |
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Inauguração: 24.08.1896 |
Uso atual: moradia (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A charqueada
Santo Antonio era a charqueada mais nova de São Gabriel.
Seu criador e charqueador no ano de 1929, Antônio Coimbra Gonçalves,
juntamente com Fernando Gonçalves, Egídio Brenner e José (Zeca)
Franco fundaram a firma Antônio Coimbra Gonçalves. Com
o afastamento dos demais sócios, Antônio assumiu a Charqueada
Coimbra com seu filho Fernando até 1941, quando a empresa
fechou. De acordo com a fonte, a vida foi curta: apenas 12 anos.
Antônio
havia adquirido também as estâncias Santa Cruz, Tiaraju
e Estância Velha. A povoação ainda existe e é sede distrital,
com o nome de Tiaraju, o único povoado das principais charqueadas
gabrielenses que não pereceu.
Na época da charqueada foi construída
a escola e a capela que ainda hoje existem no Tiaraju. Em 2013
ainda restavam vestígios da velha charqueada, no Distrito, próxima
à velha estação ferroviária.
No início, a estação, inaugurada
bem antes da charqueada, em 1896, era chamada de Bella Vista.
A estação teve o nome alterado para Tiaraju em
28/02/1935, em uma homenagem a um antigo e lendário chefe indígena
local, José Tiaraju, morto em batalha nos campos de
São Gabriel em 1756 (na verdade, o nome veio de uma
das fazendas de Antônio Coimbra - ver acima).
A localidade
é hoje um dos distritos do município de São
Gabriel, mas foi desativada com a construção da
variante, que tirou seus trilhos. "Não tenho nada da estação
Tiaraju. Já tentei achá-la porém não consegui. Fica na zona
rural e esta região do Rio Grande do Sul onde fica esta estação é
imensa e desértica. É um monte de estradas secundárias e ninguém
para informar" (Alfredo Rodrigues, 09/2005).
No entanto,
a estação ainda existia em 2020 - ver fotografias ao pé
da página - e servia como moradia.
(VEJA TAMBÉM TIARAJU-NOVA)
Fontes: Carlos Latuff; Alfredo Rodrigues; www.saogabriel.rs.gov.br;
VFRGS: Relatórios anuais, 1920-68; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação de Bella Vista em 1929. Acervo Ralph
M. Giesbrecht |

A estação nos anos 2000. Foto do site www.saogabriel.rs.gov.br |

A estação em 19/02/2013. Foto Carlos Latuff |

A estação em 24/12/2010. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
13.01.2022
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