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The Porto Alegre
and New Hamburg Brazilian Ry. (n/d-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1964) |
CANUDOS
Município de Novo Hamburgo, RS |
Linha de Canela - km 883,336 (1960) |
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RS-2985 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha de
Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio dos Sinos) e Novo
Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época, um prolongamento
da Porto Alegre-São Leopoldo. Em 1903, foi prolongada até
Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em
1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante na região.
A demora deveu-se à dificuldade de construção
do trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara
até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego
entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho
Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado
no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967,
já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela. |
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A ESTAÇÃO: Há poucas
informações sobre a parada de Canudos, localizada
no distrito do mesmo nome em Novo Hamburgo. Não se tem
data de inauguração, nem altitude. Nem fotos. "Após
investigações, consegui descobrir o local, na rua Victor Hugo Kunz,
em frente a um estúdio de nome Foto Braun Digital. Numa casa quase
ao lado, construída em 1936, encontrei a Dna. Paula, nascida e criada
alí há mais de 80 luas, que me apontou a localização de Canudos. Ela
se lembra com saudade das viagens que fazia até Canela e das faíscas
que saíam da chaminé da locomotiva a vapor, que não raro queimavam
os vestidos das moçoilas. Citou também uma automotriz que fazia o
trajeto. Ao que parece, de acordo com relatos de outros moradores
do lugar, a ferrovia foi engolida pelo asfalto nos idos dos anos 1970"
(Carlos Latuff, 16/10/2013). Segundo o Guia Geral de 1960,
era uma PE (parada) "aberta somente ao tráfego próprio",
seja lá o que isso queira dizer. O desenho de Latuff,
abaixo, mostra uma paradinha, ou seja, uma plataforma com cobertura
e mais nada.
(Fontes: Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Notar o desenho da antiga parda sobre a foto, feito com as descrições
recebidas por Carlos Latuff.
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Atualização:
16.10.2013
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