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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Hamburgo Velho
Canudos
Campo Bom
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Linha de Canela - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Ry. (n/d-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1964)
CANUDOS
Município de Novo Hamburgo, RS
Linha de Canela - km 883,336 (1960)   RS-2985
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha de Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio dos Sinos) e Novo Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época, um prolongamento da Porto Alegre-São Leopoldo. Em 1903, foi prolongada até Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em 1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante na região. A demora deveu-se à dificuldade de construção do trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967, já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela.
 
A ESTAÇÃO: Há poucas informações sobre a parada de Canudos, localizada no distrito do mesmo nome em Novo Hamburgo. Não se tem data de inauguração, nem altitude. Nem fotos. "Após investigações, consegui descobrir o local, na rua Victor Hugo Kunz, em frente a um estúdio de nome Foto Braun Digital. Numa casa quase ao lado, construída em 1936, encontrei a Dna. Paula, nascida e criada alí há mais de 80 luas, que me apontou a localização de Canudos. Ela se lembra com saudade das viagens que fazia até Canela e das faíscas que saíam da chaminé da locomotiva a vapor, que não raro queimavam os vestidos das moçoilas. Citou também uma automotriz que fazia o trajeto. Ao que parece, de acordo com relatos de outros moradores do lugar, a ferrovia foi engolida pelo asfalto nos idos dos anos 1970" (Carlos Latuff, 16/10/2013). Segundo o Guia Geral de 1960, era uma PE (parada) "aberta somente ao tráfego próprio", seja lá o que isso queira dizer. O desenho de Latuff, abaixo, mostra uma paradinha, ou seja, uma plataforma com cobertura e mais nada.
(Fontes: Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Notar o desenho da antiga parda sobre a foto, feito com as descrições recebidas por Carlos Latuff.
 
     
     
Atualização: 16.10.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.