A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Esteio
Sapucaia do Sul
São Leopoldo
...
Mapa das linhas em 1940
...
 
 
The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Ry. (1874-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1984)
SAPUCAIA DO SUL
(antiga SAPUCAIA e GUIANUBA)
Município de Sapucaia do Sul, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km
Linha de Caxias - km
  RS-2706
  Inauguração: 14.04.1874
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1874 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sapucaia foi inaugurada em 1874 pela The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway. Em 1905 foi assumida pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS. Em um livro de 1907, a estação era descrita como sendo "uma casa construída de alvenaria, servindo de estação, tem sala de espera, bilheteria e sala de telégrafo e um armazém. A área é de 13 x 5,50 m". A partir de 1909, a estação serviria às linhas de Caxias e de Porto Alegre-Uruguaiana, até 1937, quando a foi aberta a variante ligando Diretor Pestana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem pela estação, que passou a atender apenas as linhas para Caxias e Canela. A partir de meados dos anos 1940, a estação passou a se chamar Guianuba, nome alterado depois de 1953 para Sapucaia do Sul. Os trens de passageiros cessaram suas atividades na estação em 1982. A estação foi demolida. Por Sapucaia do Sul passam hoje (2005) os trilhos da TRENSURB pelo mesmo leito da linha original, onde existe a estação moderna da TRENSURB. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Revista Ferroviária, 08/2000; Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Germano Oscar Moehlecke, São Leopoldo, RS; Luis Martins, Sapucaia do Sul)
     

Estação de Sapucaia, foto sem data, extraída do livro Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987
   
     
     
Atualização: 10.09.2005
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.