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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ferreira
Pertile
Jacuí
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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V. F. Rio Grande do Sul (1925-1975)
RFFSA (1975-1996)
PERTILLE
Município de Cachoeira do Sul, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 604,173 (1960)   RS-0660
Altitude:   Inauguração: 03.07.1925
Uso atual: abandonada (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1973
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Pertille foi inaugurada em 1925. O nome desta teve origem em Ernesto Pertille, grande produtor de arroz local. A participação de Pertille foi tão intensa no local onde plantava arroz que, em 03 de julho de 1925, a então Viação Férrea (VFRGS) batizou o local como parada Pertille e, a partir de 10 de abril de 1930, como estação de Pertille.

Em 10/04/1930, passou a ser estação de 5a classe.

Ali se carregavam grandes quantidades de arroz, vindas pelo rio Jacuí, às margens do qual a estação se situava.

Ainda têm os trilhos junto a ela, pois a variante de 1973 vinda de Ildefonso Fontoura terminava nela. Na verdade, um pouco antes dela; mesmo assim, foi construída uma nova estação, no estilo da de Pederneiras-nova.

A velha foi demolida, mas os trens ainda passam junto à sua plataforma.

ACIMA: Plataforma da antiga e demolida estação de Pertille-velha (Foto Vitor Hugo Langaro em 2017).

(Fontes: Leonardo Araujo; Marcelo Miranda; Flavio Cavalcanti; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatórios anuais, 1930-60; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Correio dos Ferroviários, agosto/setembro /1973; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original de Pertile, sem data. Foto do site Centro-Oeste, de Flávio Cavalcanti

Estação nova de Pertile em 2011. Foto Marcelo Miranda

A estação atual em 2017. Foto Vitor Hugo Langaro
     
     
Atualização: 12.07.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.