|
|
...
Pimenta-nova
Salto-nova
Itu-nova
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
|
|
|
|
|
FEPASA (1985-1998) |
SALTO-NOVA
Município de Salto, SP |
Variante Boa Vista-Guaianã -
km 210,804 (1994) |
|
SP-2821 |
Altitude: |
|
Inauguração: 02.12.1985 |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1985 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Por volta
de 1977, foi aberta pela Fepasa uma linha ligando a estação
de Boa Vista, da antiga CP e nos subúrbios de Campinas, às
proximidades da estação de Helvetia, esta na linha do
ramald e Campinas da ex-Sorocabana. Em 1985, a continuação
desta linha uniu-a às proximidades de Cangüera, na Mairinque-Santos,
passando por fora do pátio de Mairinque. A variante Boa Vista-Guaianã,
como foi chamada, unia na prática a antiga Mogiana diretamente
ao porto de Santos e era na prática a retificação
do ramal de Campinas, que por sua vez englobava uma parte da linha
original da antiqüíssima Ituana. Com isso, versões
novas de antigas estações foram criadas, todas as estações
do ramal de Campinas foram desativadas com o próprio ramal,
e a única estação remanescente na linha foi a
de Pimenta (original), exatamente onde os dois leitos - o velho e
o novo - se cruzaram. A linha hoje tem um dos maiores movimentos ferroviários
do Estado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Salto-nova foi aberta em 1985, seis meses após a
entrega da variante Boa Vista-Guaianã. Como Itu-nova,
fica fora da cidade, e é um pátio de cruzamento, como
as outras: nunca foi estação de passageiros. (VEJA TAMBÉM
SALTO) |
|
|
|
A estação em 2000. Foto Antonio Carreão
|
Estação de Salto-nova, em 2005. Foto C. A. Filetti |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.09.2013
|
|