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VXY Mogiana em MG
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Elihu Root
São Bento
Leme
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ramal Descalvado-1935

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1885-1971)
FEPASA (1971-1998)
SÃO BENTO
Município de Araras, SP
Tronco original da Paulista - km 153,091;
Ramal de Descalvado -
km 153,091
  SP-2114
Altitude:   Inauguração: 01.12.1885
Uso atual: demolida entre 1986 e 1996   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1922
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1877, a Paulista abria o primeiro trecho, partindo de Cordeiros até Araras, do que seria o prolongamento de seu tronco. Em 1880, a linha, com o nome de Estrada do Mogy-Guassú, atingia Porto Ferreira, na mesma época em que a autorização para cruzar o Mogi e chegar a Ribeirão Preto foi indeferida pelo Governo Provincial, em favor da Mogiana. A linha, então, foi desviada para oeste e atingiu Descalvado no final de 1881, seu ponto final. Em 1916, as modificações da Paulista na área entre Rio Claro e São Carlos, na linha da antiga Rio-Clarense, fizeram com que o trecho fosse considerado como novo tronco, deixando a linha a partir de Cordeiros como o Ramal de Descalvado. Desde o começo em bitola larga (1,60m), ele funcionou para trens de passageiros até julho de 1976 (Pirassununga-Descalvado) e até fevereiro de 1977 (Cordeirópolis-Pirassununga). Trens cargueiros andaram pela linha até o final dos anos 1980. Abandonado, o ramal teve os trilhos arrancados entre 1996 e 2003.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1885, com um desvio de 120 metros de extensão, o prédio da estação de São Bento englobava o depósito e a estação, e assim permaneceu até 1922, quando a estação ganhou um novo prédio, ao lado do antigo, que permaneceu somente como depósito.

Atendia principalmente às fazendas de São Bento e Montevidéu.

Acabou sendo rebaixada a parada em 1969, "devido ao pequeno movimento, que não justificava o funcionamento como estação".

Em fevereiro de 1977, passou por ali o último trem de passageiros, no sentido de Cordeirópolis.

A vila, sem o trem, foi aos poucos se esvaziando, sendo hoje quase uma cidade-fantasma. Os dois edifícios conviveram lado a lado até pouco depois de 1986, quando foram ambos demolidos. Ficavam em frente ao belo casario da colônia da Fazenda Montevidéu, em 2018 ainda lá, mas também abandonado.

Os trilhos foram retirados no final de outubro de 1998, quando já estavam quase imperceptíveis, cobertos pelo mato (Ralph Mennucci Giesbrecht - do seu livro "Caminho para Santa Veridiana - As ferrovias em Santa Cruz das Palmeiras").

(Veja também sobre a vila de São Bento)

1885
À ESQUERDA: Mais uma estação no ramal, ainda sem nome (mas que será São Bento) (A Provincia de S. Paulo, 1/8/1885).

1885
À ESQUERDA: A nova estação já tinha nome, mas ainda não estava pronta (A Provincia de S. Paulo, 15/10/1885).

1891
À ESQUERDA: Malas postais diárias seguirão para a estação (O Estado de S. Paulo, 17/3/1891).

1894
À ESQUERDA: O anúncio mostra surto de influenza (gripe) em São Bento (O Estado de S. Paulo, 13/7/1894).

1920
À ESQUERDA: Descarrilamento em São Bento (O Estado de S. Paulo, 5/7/1920).
ACIMA: A data é julho de 1990. O menino é André Luiz Pavan. A linha e o sinal estão nos arredores da estação de São Bento (Foto Julio Cesar Paganoti).

ACIMA: belas casas da fazenda Montevideo, as únicas da colônia que resistiram ao tempo. À sua frente, o matagal na parte mais baixa, junto à estrada de terra no primeiro plano, esconde os escombros das plataformas do armazém e da estação já demolidos (Foto Ralph Mennucci Giesbrecht, em 27 de outubro de 2007).

ACIMA: As duas casas juntas. O matagal, como já exposto, cobre as plataformas (Foto Ralph Mennucci Giesbrecht, em 27 de outubro de 2007).

ACIMA: Compare esta fotografia de 2018 com a foto de 2007 tirada por mim (mais acima) e veja que as duas velhas casas continuam atrás da plataforma da estação (esta em primeiro plano). Além disso, uma casa nova foi construída mais à esquerda da segunda casa (Foto Saulo Cabral).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Gilberto Franzolin; Julio Paganoti; Filemon Peres; Ralph Mennucci Giesbrecht: Caminho para Santa Veridiana, Editora Cidade, 2003; Cia. Paulista: album, 1918; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1875-1969; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1885 a 1976. Na foto à esquerda, o trem do ramal está parado em Loreto. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
     

A estação de São Bento, ainda no armazém, em 1917. Foto Filemon Peres

A estação em 1922, logo após a inauguração do novo prédio. Foto cedida por Gilberto Franzolin. Acervo Ralph M. Giesbrecht

A estação, no abandono, em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

A estação, à direita, e o armazém que era a primitiva estação, ambos no abandono, em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

O mato cobre a plataforma da estação demolida, em 03/1997. Vêem-se os restos da mesma com dificuldade. Atrás, casas também abandonadas da Colônia Montevideo. Foto Ralph M. Giesbrecht

A plataforma da estação, ainda com mato, em frente a uma das belas casas da Colonia Montevideu, que está ao fundo. Foto Ralph M. Giesbrecht em 27/10/2007
     
Atualização: 25.01.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.