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Parada 46
São João Novo
Parada 50
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Tronco EFS-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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E. F. Sorocabana
(1928-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SÃO
JOÃO NOVO
Município de São Roque, SP |
Linha-tronco - km 48,350 (1931) |
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SP-1534 |
Altitude: 826 m |
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Inauguração: 1928 |
Uso atual: velório (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931? |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Quando foi inaugurado
o serviço de trens de subúrbio pela Sorocabana em 1928, São João
Novo foi escolhido para ponta de linha para esse serviço - com
redução de 50% no preço das passagens (Mensagem
ao Presidente do Estado, referente a 1928, p. 98).
Neste ano, a estação mudou de lugar: a antiga estação
(São João, que passou a ser São João
Velho) ficava antes, no sentido São Paulo-interior.
A estação nova tomou também o nome de São
João, depois São João Novo, nos anos
1940. "Novo", e não "nova", pois se referia
ao bairro inteiro, e não à estação, que,
a essa época já tinha mais de dez anos ali.
Em 1931, construiu-se um prédio de madeira, que é aquele
que está lá até hoje, como a única edificação desse pátio.
Quem se lembra do trem de passageiros - que deixou de passar ali em
1998/9 - e dos trem de subúrbios que antes iam até Mairinque,
parando ali, lembra-se que "quando ele apitava em São
João Velho (a que foi desativada em 1928), todos
corriam para a estação nova, pois ele estava chegando
e os dois locais eram próximos, cerca de um quilômetro".
A estação foi excluída mais tarde do serviço suburbano, e, nos anos
1990, a estação foi a primeira da linha, após Amador Bueno,
a não ter o serviço, tendo sido então desativada. É
nesse prédio que hoje funciona como velório municipal,
depois de anos fechada, que hoje é uma das poucas estações
de madeira que sobraram no Estado feitas desse material. E, pior:
em 2014, a ALL, concessionária da linha e que usava o trecho
para cargas principalmente de areia e madeira, deixou de usar o trecho,
que, em poucos meses, ficou com os trilhos cobertos de mato.
(Veja também SÃO JOÃO-VELHO)
1930 - ACIMA: No mapa, bem à direita, as linhas original e
atual da Sorocabana se separavam pouco antes de São João
Novo e São João Velho. O mapa, originalmente colorido,
mostra três linhas, na verdade: a linha que mal aparece, coincidindo
em quase todo o trecho com a linha original, era a linha original
remodelada com pequenas retificações no início
do século 20. A linha mais fina é a linha duplicada
e com novo leito, de 1928. É lá que está São
João Novo, além de "São João Velho",
que é a estação desativada. A diferença
é grande: cerca de aproximadamente 1,5 km de distância.
Note-se que o mapa está invertido em relação
ao norte (ver a seta que aponte para o norte, para baixo) (Reprodução
extraída do livro "Histórico do Início,
Fundação e Construção da Estrada de Ferro
Sorocabana, 1870-1875", original de 1930, reimpressão
em 2004).
1938
AO LADO: O lixo se
amontoava em São João (O Estado de S.
Paulo, 16/9/1938). |
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1941
AO LADO: Pede-se o restabelecimento do trem das 6 e meia da manhã São João (O Estado de S.
Paulo, 30/7/1941). |
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ACIMA: Acidente em São João Novo em
1957 com o trem que vinha de S. Paulo e fazia retorno em São
João Novo, às 6 da manhã (Diario de S. Paulo,
14/5/1957 - cessão Lenine Matheos Barros).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Lenine Matheos Barros; Antonio Carlos
Cardoso; Ricardo Koracsony; Adriano Martins; Histórico
do Início, Fundação e Construção
da Estrada de Ferro Sorocabana, 1870-1875; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1910-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação em 1955. Autor desconhecido |
A estação de madeira, em 1969. Foto cedida por
Antonio Carlos Cardoso |
A estação, em 20/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 20/02/1998, a plataforma da estação. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
O barracão de madeira, reformado, em 2001. Foto Adriano
Martins |
A estação já de cara nova e funcionando
como velório, em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A estação já de cara nova e funcionando
como velório, em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em agosto de 2007. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 31/12/2013. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 31/12/2013. Foto Ralph M. Giesbrecht
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Atualização:
23.11.2018
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