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São Paulo-nova
Barra Funda-EFS
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Tronco EFS-1935
Guia SP-1995
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Sorocabana Railway
(1914-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1930) |
SÃO PAULO-NOVA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 0 (1925) |
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SP-3901 |
Altitude: 737 m |
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Inauguração: 1914 |
Uso atual: Memorial da Resistência (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 1920 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga, mas só em pequenos trechos. Os trens da CPTM continuam atuando diariamente entre Julio Prestes e Amador Bueno, em Itapevi. |
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A ESTAÇÃO:
Em 1914, a nova estação de São Paulo, da Sorocabana,
passou a ocupar o prédio construído pelo escritório de Ramos de
Azevedo e entregue nesse ano, construído para ser o escritório
e armazém da ferrovia. Conforme o relatório da Sorocabana desse
ano, seria uma "estação provisória":
ou seja, funcionaria enquanto não se construísse a definitiva.
Há informações que dizem que as plataformas de
embarque e desembarque de passageiros, na verdade, se estendiam pela
estação original, a seu lado.
Em 1930, com a construção, do outro lado em relação
à estação primitiva, da estação
que mais tarde seris chamada de Júlio Prestes, o prédio
foi desativado como estação.
Ele foi ocupado mais tarde pelo DOPS e serviu de prisão e local de
tortura durante o período militar (1964-1985).
Nos anos 1990, com a desativação do órgão, serviu como escritórios
da Delegacia do Consumidor - DECON. De 1998 a 2002, foi feita a restauração
total do prédio, para abrigar a Escola Superior de Música.
(VER
TAMBÉM: São Paulo (original);
Júlio Prestes)
ACIMA: A "nova gare" da Sorocabana
em fase de construção em 1912. A "velha" está
à esquerda e não aparece na foto (Illustração
Paulista, 1912).
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1916
AO LADO: Baldear
da estação da Sorocabana para a da Luz é
duro hoje, imaginem então em 1916, há cem anos,
quando você ainda tinha de esperar e carregar malas
para fazer o percurso... (O Estado de S. Paulo, 22/2/1916).
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ACIMA: Em 1921, o problema não era o predio de 1914, mas sim a plataforma de embarque, que ainda era a mesma, basicamente, dos tempos da CUSY (O Estado de S. Paulo, 21/7/1921).
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1921
AO LADO: Ainda as reclamações sobre as platafomas de embarque na estação "nova!" - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA LER A REPORTAGEM TODA (O Estado de S. Paulo, 29/7/1921). |
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1922
AO LADO: Incendio na estação (O Estado de S. Paulo, 24/4/1922). |
ACIMA: As três estações em 2016:
a primeira, hoje um terreno vazio e cercado por um muro pichado; a
segunda, atualmente museu e Escola de Música; e a terceira,
Julio Prestes, da qual se vê somente o torreão (Foto
Ralph M. Giesbrecht em 28/10/2016).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisas locais; Ayrton Camargo
da Silva; Lourenço Paz; Lucas Cortopassi; Antonio Soukhef;
E. F. Sorocabana: Relatórios anuais; Guias Levi, 1932-80; O
Estado de S; Paulo, 1916; Revista da Semana, 09/08/1924; Illustração
Paulista, 1912; EFS: Livro dos 90 anos, 1960; O Estado de S. Paulo;
Revista Ferroviária) |
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A estação de 1914, servindo como tal, em julho
de 1924, durante a revolução, com as tropas à
sua frente. Foto da Revista da Semana, de 09/08/1924
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O prédio do antigo DOPS, estação de 1914
até os anos 30, reformado em 2002.
Foto Lucas Cortopassi |
O prédio do antigo DOPS, estação de 1914
até os anos 30, reformado em 2002. Foto Lucas Cortopassi |
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Atualização:
11.01.2023
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