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VXY Mogiana em MG
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São Paulo (1875-1914)
São Paulo-nova (1914-30)
Júlio Prestes (1930-2007)
Barra Funda-Sorocabana
Matarazzo
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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Cia. União Sorocabana e Ytuana (1902-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)

FEPASA (1971-1988)
BARRA FUNDA - SOROCABANA
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 2,790 (1931)   SPP-0980
Altitude: 721 m   Inauguração: 1902
Uso atual: demolida em 1978   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1977
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Embora algumas fontes dêem como inaugurada junto com o primeiro trecho da linha, o terreno para a estação e o pátio de armazenamento da Barra Funda da Sorocabana parece ter sido adquirido somente em 1902, talvez devido ao fato de a região estar na zona privilegiada da S.P.R. e esta ter posto dificuldades para a instalação de um pátio de armazenamento.

A Sorocabana, em algumas ocasiões,chegou a se utilizar da estação da SPR. Em 1898, pelo menos, um trem da primeira parou na estação da segunda (ver caixa abaixo).

Em 1904, já embarcava e desembarcava passageiros. O prédio da estação foi construído neste ano, mas ainda assim somente recebia cargas nessa época. Era uma pequena edificação, semelhante às antigas em Presidente Altino ou Osasco. Nessa época, ficaram estocados os materiais que partiam para Bauru para a construção da E. F. Noroeste do Brasil.

Em 1905, os horários divulgados nos jornais para os trens da Sorocabana já mostravam paradas na estação da Barra Funda, fato que não acontecia antes.

Quando vieram os trens Toshiba, nos anos 1950, construíram uma nova, no fim da Av. Pacaembu, que continuou até a demolição, junto com o pátio, pelo Metrô. Ela ficava embaixo do atual viaduto da avenida Pacaembu. Nesta estação existia um bar (ver abaixo).

Em
05/11/1988, na abertura da estação do mesmo nome que passou a congregar a Fepasa, a CBTU e o Metrô, a estação já havia sido demolida em 1977, quanfo foi substituída por uma estação no mesmo estilo das que foram construídas no trecho que foi totalmente reformado entre esta estação e Carapicuíba. Em 1978 o novo prédio foi aberto. Supõe-se que havia uma parada provisória até a entrega do prédio novo. O novo prédio foi demolido em 1988, tendo durado apenas 10 anos em funcionamento.

SOBRE A DATA EXATA DE FUNCIONAMENTO DOS TRENS DA FEPASA NA ESTAÇÃO ATUAL DA BARRA FUNDA A PARTIR DE 1988, LEIA AQUI
.


(Veja também BARRA FUNDA-FEPASA e BARRA FUNDA-SPR/EFSJ)

1887
AO LADO:
Agressão na estação - CLIQUE SOBRE A NOTICIA PARA VÊ-LA INTEIRA (A Provincia de S. Paulo, 6/7/1887)

1898
AO LADO: Desordem na estação ds SPR, utilizada pela Sorocabana nesse dia pelo menos (O Estado de S. Paulo, 29/12/1898).

1921
AO LADO: Acidente da estação - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 1/2/1921).

1924
AO LADO: Aumento da estação (O Estado de S. Paulo, 21/3/1924).

ACIMA: Em 1925, acidente próximo à estação da Barra Funda da Sorocabana (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM). (O Estado de S. Paulo, 21/8/1925).

1926
AO LADO: Novo armazem na estação (O Estado de S. Paulo, 3/3/1926).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Instalação de girador para locomotivas; Construção de armazém de baldeação; aumento de um desvio; construção de dois desvios para o tráfego; calçamento do pátio; aumento de luz; construção do depósito; reforma do piso e plataforma do armazém 1; reforma de ligações no pátio; construção de desvio com bitola mista para a carvoeira; iluminação do pátio do depósito; reforma da casa do mestre de linha; remodelação da casa do chefe do depósito; aumento na casa do chefe do depósito de locomotivas; construção e pintura da privada da casa de turma


ACIMA: Incendio na estação da Sorocabana em 1937 - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio de S. Paulo, 24/2/1937).
1940
AO LADO:
Incendio na estação (O Estado de S. Paulo, 17/8/1940).
1942
AO LADO:
Outro incendio na estação (O Estado de S. Paulo, 7/7/1942).
ACIMA: (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR) Desastre ferroviário na estação da Barra Funda em 1949 (O Estado de S. Paulo, 29/3/1949).
1953
AO LADO:
Anúncio do bar da estação de Barra Funda (Guia Oficial da E. F. Sorocabana, 2o semestre 1953)

ACIMA: Posando na estação da Barra Funda, por volta de 1970 (cessão Sergio dos Santos).

ACIMA: TUE Hitachi e locomotiva Krupp no pátio da Sorocabana na Barra Funda, em fotografia publicada em 1972 (Flávio Cavalcanti: São Paulo em dados, 1972).

ACIMA: Plataforma e passarelas do prédio construído em 1978 (Acervo Thomas Correa, anos 1970-1980).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio C. Paiva; Folha de S. Paulo, 1962; O Estado de S. Paulo, 1903, 1905, 1924 e 1925; Flávio Cavalcanti: São Paulo em dados, 1972; Prefeitura do Município de São Paulo: Leste-Oeste, em busca de uma solução integrada, Cia. Metrô, 1979; E. F. Sorocabana: Guia Oficial, 1953; __: The New Brasil-Its Resources and Attractives, 1906; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A pequenina estação da Sorocabana, em 1906. Foto do livro "The New Brasil-Its Resources and Attractives", de c.1906

Pátio da Barra Funda, sem data. Autor desconhecidol

A estação da Barra Funda da SPR. Data e autor desconhecidos

Embarque na estação em 1962. Folha de S. Paulo, 25/1/1962

Cabine de chaves no pátio da Barra Funda em 1962. Folha de S. Paulo, 25/1/1962

O antigo pátio da Barra Funda, com seus longos desvios, hoje todos inexistentes. Autor da foto Alberto Del Bianco em 1978

Fachada do prédio aberto em 1978 pela FEPASA e que durou até 1988 (Acervo Thomas Correa, anos 1970-80)
   
     
Atualização: 20.02.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.