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Bacaetava
Santo Antonio-velha
Boituva
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1899-1905)
E. F. Sorocabana (1905-1928) |
SANTO ANTONIO-VELHA
Município de Boituva, SP |
Linha-tronco original - km 152,500 (1920) |
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SP-2877 |
Altitude: 525 m |
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Inauguração: 1899 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1905, o Governo vendeu a ferrovia para um grupo anglo-americano
de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas
incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo voltou a ser o dono, por
causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971,
quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA.
O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador
Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens
de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou
a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Embora as referências
à estação de Santo Antonio (que seria a estação
original de Iperó, mas que somente veio a receber este
nome na estação nova de 1928, mesmo assim, nos anos
1940), nos relatórios da Sorocabana somente apareçam a partir de 1899,
em algumas fontes é citada a data de inauguração da estação como tendo
sido dezoito anos antes, em 1881, um pouco depois da de Bacaetava.
Serviu como estação até dezembro de 1928, quando, com a retificação
da linha, uma nova estação de Santo Antonio foi construída,
muito maior, pois passaria a abrigar a saída para o ramal de Itararé,
que deixaria de sair por Boituva.
ACIMA: Mapa que detalha a distância entre
a estação de Iperó e Santo Antonio-velha
(Desenho: Adriano Martins).
Sobrou um velho prédio do pátio antigo,
isolado, depois da retificação, fora dos trilhos: com o tempo, a estação
e a velha vila ferroviária foram demolidas, sobrando somente essa
casinha de turma das fotografias desta página. A casinha, na
verdade duas casas geminadas, cada uma com 3 quartos. Da velha estação
não encontrei fotografias. Em 1998, quando ali estive, ela
estava no meio de um pasto, perdida e sem telhado, com um limoeiro
crescendo em seu interior. Sobre a antiga porta de entrada, um dístico
com o ano de 1920; ao lado, um chiqueiro, sem animais.
Em 2015, o mato cresceu dentro e fora do prédio, que não
mudou muito em sua aparência. E está hoje situada no
município de Boituva, logo após a divisa com
Iperó. (Veja também
IPERÓ)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hugo Augusto Rodrigues;
Adriano Martins; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais , 1875-1969;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Em 02/04/1998, no meio do pasto, a única casinha que
sobrou no pátio de Santo Antonio. Foto Ralph M. Giesbrecht
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Em 02/04/1998, no meio do pasto, a única casinha que
sobrou no pátio de Santo Antonio. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A casinha em 9/7/2015. Foto Hugo Augusto Rodrigues |
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Atualização:
10.07.2015
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