A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Bacaetava
Santo Antonio-velha
Boituva
...

Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
 
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1899-1905)
E. F. Sorocabana (1905-1928)
SANTO ANTONIO-VELHA
Município de Boituva, SP
Linha-tronco original - km 152,500 (1920)   SP-2877
Altitude: 525 m   Inauguração: 1899
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1905, o Governo vendeu a ferrovia para um grupo anglo-americano de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Embora as referências à estação de Santo Antonio (que seria a estação original de Iperó, mas que somente veio a receber este nome na estação nova de 1928, mesmo assim, nos anos 1940), nos relatórios da Sorocabana somente apareçam a partir de 1899, em algumas fontes é citada a data de inauguração da estação como tendo sido dezoito anos antes, em 1881, um pouco depois da de Bacaetava. Serviu como estação até dezembro de 1928, quando, com a retificação da linha, uma nova estação de Santo Antonio foi construída, muito maior, pois passaria a abrigar a saída para o ramal de Itararé, que deixaria de sair por Boituva.

ACIMA: Mapa que detalha a distância entre a estação de Iperó e Santo Antonio-velha (Desenho: Adriano Martins).
Sobrou um velho prédio do pátio antigo, isolado, depois da retificação, fora dos trilhos: com o tempo, a estação e a velha vila ferroviária foram demolidas, sobrando somente essa casinha de turma das fotografias desta página. A casinha, na verdade duas casas geminadas, cada uma com 3 quartos. Da velha estação não encontrei fotografias. Em 1998, quando ali estive, ela estava no meio de um pasto, perdida e sem telhado, com um limoeiro crescendo em seu interior. Sobre a antiga porta de entrada, um dístico com o ano de 1920; ao lado, um chiqueiro, sem animais. Em 2015, o mato cresceu dentro e fora do prédio, que não mudou muito em sua aparência. E está hoje situada no município de Boituva, logo após a divisa com Iperó. (Veja também IPERÓ)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hugo Augusto Rodrigues; Adriano Martins; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais , 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Em 02/04/1998, no meio do pasto, a única casinha que sobrou no pátio de Santo Antonio. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 02/04/1998, no meio do pasto, a única casinha que sobrou no pátio de Santo Antonio. Foto Ralph M. Giesbrecht

A casinha em 9/7/2015. Foto Hugo Augusto Rodrigues
     
     
Atualização: 10.07.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.