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Osvaldo Amaral
Corupá
Nereu Ramos
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996- )
CORUPÁ (antiga HANSA)
Município de Corupá, SC
Linha de S. Francisco - km 95,696 (1935)   SC-0764
Altitude: 61,600 m   Inauguração: 01.06.1910
Uso atual: estação da Rumo (2021)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Hansa foi inaugurada em 1910. A chegada do primeiro trem a Hansa em 1910 foi o grande e decisivo acontecimento daquele ano. Foi a curiosidade e a alegria de todos. Com ele veio muito material para a continuação da ferrovia serra à cima: muito cimento importado da marca Portland e que vinha em barris, cal em sacos da marca Carbolineum, tintas e ingredientes para a conservação da madeira, ferramentas e até explosivos. O progresso da Vila Hansa Humboldt tornou-se rápido, uma vez que ali se instalou o novo acampamento da firma construtora da ferrovia. Inicialmente apenas aos sábados é que o público era atendido com os serviços ferroviários o que só lentamente foi implantado e melhorado aos poucos, pois inicialmente se dava preferência aos próprios serviços de construção, que tinham prioridade total, uma vez que o objetivo principal era chegar, o quanto antes possível, a Mafra para que a Lumber de Três Barras pudesse exportar sua madeira pelo Porto de São Francisco do Sul.

Na época da guerra, anos 1940, a estação teve de alterar o nome alemão, tendo sido escolhido o de Corupá.

A velha estação de madeira foi substituída por uma de alvenaria: feinha, feinha.

A vila de Corupá se emancipou de Jaraguá do Sul nos anos 1960.

A estação em 2012 servia à ALL. Foi quando estive ali pessoalmente. Por motivos alheios à minha vontade, não tirei fotos nesta minha visita. Em 2017, a estação já ostentava o logotipo da Rumo.

Em 2021, a estação estava fechada, porém foi possível observar pelo reflexo da janela que possui itens modernos em seu interior, consegui observar algo que parecia um livro, seu exterior parecia bem conservado, possuia várias lâmpadas e câmeras de monitoramento em todos os lados do prédio (seg. Renan I. Becker, em 26 de Outubro de 2021).

Não confundir com a estação de Hansa, que ficava na E. F. de Santa Catarina, que ficava no mesmo estado e foi desativada por volta de 1935.

1910
AO LADO:
Notícia da inauguração da estação em 1910. A data oficial seria a de 1 de junho. O trecoh era da atuak linha do São Francisco, da E. f. S. Paulo-Rio Grande e não da EFSC (O Estado de S. Paulo, 31/5/1910).

ACIMA: A estação de Hansa, depois Corupá, em foto de 1920 (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação de Hansa, anos 1930, talvez (Foto: Arthur Wischral).

ACIMA: O Hotel Krelling nos bons tempos. Anos 1930? (Acervo Susaneipper).

ACIMA: A estação e o trem em 1982 (Foto Frank Stenvall).
ACIMA: Veículo de linha em 1983 no pátio de Corupá (Autor desconhecido).
ACIMA: Pátio da estação de Corupá em 1984 (Foto Nilson Rodrigues).

ACIMA: Apesar da feiúra da estação atual de Corupá nesta foto de fevereiro de 2008, a imponência do antigo e belo Hotel Krelling, ao fundo, dava uma outra aparência à estação. O hotel foi demolido pouco depois: em novembro do mesmo ano, já estava apenas com seu primeiro andar (Foto Jean C. Kuester, 02/2008).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1991. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rafael Alessandro Szychowski; Nilson Rodrigues; J. C. Kuester; Acervo Susaneipper; Mario Celso Paixão Pereira; João Paulo__, SC; Paulo Szabadi; O Estado de S. Paulo, 1910; ABPF-Paraná; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens e Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Hansa, 10/10/1930: Tropas para a revolução. ABPF-Paraná

Estação de Hansa, sem data. Foto do acervo da ABPF-Paraná

Depósito de locomotivas em Hansa, anos 1930. Acervo Nilson Rodrigues

Estação de Hansa, anos 1930. Acervo Nilson Rodrigues

Depósito de locomotivas da estação de Corupá em 1982. Foto Nilson Rodrigues

Estação de Corupá, em 1986. Foto do acervo da ABPF-Paraná

A estação em 1996. Foto Mario Celso Paixão Pereira

Pátio da estação em 03/2003. Foto João Paulo, de Mafra, SC

Fachada da estação em 06/2004. Foto Paulo Szabadi

A estação em 9/9/2017. Foto Rafael Alessandro Szychowski
   
     
Atualização: 26.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.