...
Corupá
Nereu Ramos
Jaraguá do Sul
...

IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
NEREU RAMOS (antiga RETORCIDA)
Município de Jaraguá do Sul, SC
Linha de S. Francisco - km 86,800 (1936)   SC-0724
Altitude: 43 m   Inauguração: 01.06.1910
Uso atual: associação de moradores e sede da polícia (2009)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: anos 1980
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
ESTAÇÃO: Inaugurada com o nome de Retorcida em 1910, o nome da estação foi alterado para Nereu Ramos anos depois. A velha estação de madeira foi substituída por um prédio de alvenaria nos anos 1980. Está hoje em excelente estado, pelo menos externamente, com uso não identificado.

O prédio que aparece na foto de 1937 teria sido o segundo prédio, inaugurado nesse ano por Nereu Ramos: "O nome "Retorcida" veio com a colonização de Corupá, na época Hansa Humboldt e o Rio Itapocu era usado como via de transporte e comunicação. Seu ponto final situava-se próximo à barra do Ribeirão do Cavalo. E visto o rio ali fazer muitas voltas, o lugar ficou conhecido por "Final Retorcida" ou simplesmente "Retorcida". Em agosto de 1937, a localidade recebeu uma nova estação ferroviária, inaugurada pelo ex-Governador e então Interventor Federal no Estado, Nereu Ramos, recebendo em homenagem o nome do mesmo. Daí em diante, este nome tornou-se cada vez mais conhecido e usado, enquanto que o nome "Retorcida" caiu no esquecimento. Ninguém mais sabia onde ficava "Retorcida". O próprio correio devolvia as cartas, alegando desconhecer a localidade. Somente em 5/7/1968 o nome foi oficialmente mudado para Nereu Ramos, por lei. A atual estação em alvenaria foi construída em fins da década de 1980 e já serviu como Posto Policial, Posto dos Correios e Consultório Odontológico. Recentemente foi comprado pela prefeitura municipal de Jaraguá do Sul, mas no momento não está sendo utilizado" (Jean Carlos Kuester, 12/2004).

"A estação já começa a ser depredada, com pichações e quebra de vidros" (Jean Carlos Kuester, 08/2006).

"Em frente à estação, um belo prédio de época: "Nessa casa funcionava um comércio e também, se não me engano, um bar e também um pernoite nos tempos áureos da Linha do São Francisco. Eu, quando pequeno, cheguei a entrar nesse estabelecimento, mas não consigo me lembrar o que era na verdade. Hoje, esse prédio é usado como moradia, tendo sido um pouco modificado internamente" (Jean Carlos Kuester, 08/2006).

Em 2009, a estação foi repintada e transformada em sede da polícia local e associação de moradores.

ACIMA: A estação de Nereu Ramos, provavelmente anos 1930 (Foto Arthur Wischral).
ACIMA: A estação de Nereu Ramos, em 1937 (Foto Arthur Wischral).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1991. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Jean Carlos Kuester; Arthur Wischral; Charles E. Boller; Evaldo Boller; Nilson Rodrigues; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Correio dos Ferroviários, 1967; Guias Levi, 1932-1980; IBGE, 1960)
     

Inauguração do novo prédio da estação, já com o nome de Nereu Ramos, em 1937. Foto da revista Correio dos Ferroviários, de 05/1967

Ainda o prédio antigo, em 1971. Foto Evaldo Boller, cedida por Charles E. Boller

A estação atual de Nereu Ramos, em 06/2004. Foto Nilson Rodrigues

A estação vista de frente. Foto J. C. Kuester, em 12/2004

A estação reformada e repintada, em 5/2009. Foto J. C. Kuester
 
     
     
Atualização: 16.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.