...
Rio Negrinho
Serra Alta
Rio Vermelho
...

IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
...
 
C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
SERRA ALTA (antiga SÃO BENTO)
Município de São Bento do Sul, SC
Linha de S. Francisco - km 138,530 (1936)   SC-2470
Altitude: 806 m   Inauguração: 01.04.1913
Uso atual: em restauro (2017)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1913, com o nome de São Bento, pois era a mais próxima da sede do município de São Bento, hoje São Bento do Sul. Todo o trecho entre Hansa (Corupá) e Três Barras foi aberto em 01/04, mas há fontes (ver foto abaixo) que citam a data de 12/04.

A estação fica fora da cidade, a cerca de 4 km do que era então o centro urbano da cidade. Porém, sabe-se que a linha deveria passar junto a ele - existem ainda vestígios de cortes e terraplanagem feitos na época da construção da ferrovia - mas interesses políticos teriam feito a ferrovia passar mais ao sul.

O trecho escolhido, porém, foi certamente o mais acertado, com menos cortes e aterros.

Até mais ou menos a metade da década de 1920, o trransporte de passageiros para a estação era feito por troles puxados a cavalo. Quem quisesse viajar, tinha de procurar antes um dos três concessionários do transporte, e pedir para levá-lo no horário estabelecido para alcançar o trem.

Por volta de 1943, a cidade e a estação tiveram o nome alterado para Serra Alta, sob imposição do Governo; em 1948, depois de muitas discussões, pois a população não se conformava com o novo nome, a cidade recuperou o antigo nome, com o sufixo "do Sul", mas a estação conservou o seu, pois já havia um bairro populoso à sua volta que, este sim, havia adotado o nome de Serra Alta.

A estação em 2004 estava abandonada e depredada e a Prefeitura havia comprado recentemente o prédio para restaurá-lo e transformá-lo em museu ferroviário. Em 2013, estive na estação, abandonada. Em 2017, a estação em faze final de restauro.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1983. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nivaldo Klein; Rafael Kalinowski; Jean C. Kuester; Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer: São Bento - Cousas do Nosso Tempo, 1991; IBGE, 1960)
     

O primeiro trem chega a São Bento em 13/04/1913. Foto extraída do livro São Bento: Cousas do Nosso Tempo, de Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer, 1991

Estação de São Bento, sem data. Foto extraída do livro São Bento: Cousas do Nosso Tempo, de Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer, 1991

Estação de São Bento, sem data. São Bento: Cousas do Nosso Tempo, de Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer, 1991

A estação, provavelmente, anos 1920. Autor desconhecido

Fachada da estação em 05/2001. Foto Nivaldo Klein

A estação de Serra Alta em outubro de 2001. Foto Rafael Kalinowski

A estação, com a fachada à beira da estrada, em 08/2005. Foto J. C. Kuester

A estação em 13/11/2016. Foto Vitor Hugo Langaro
 
     
     
Atualização: 03.09.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.