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Serra Alta
Rio Vermelho
Rio Natal
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIO VERMELHO
Município de São Bento do Sul, SC
Linha de S. Francisco - km 132,212 (1936)   SC-2465
Altitude: 820,000 m   Inauguração: 01.04.1913
Uso atual: fechada (2021)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio Vermelho foi inaugurada em 1913. Há desde então 4 túneis entre esta estação e a seguinte - Rio Natal. Serve hoje como estação da ALL.

"Lembro ainda do gosto da sopa servida na estação de Rio Vermelho , onde havia um restaurante" (Ivan Antonio da Rocha, Corupá, SC, 2005).

"A ALL mantém em funcionamento a estação de Rio Vermelho, e aumentou também o seu pátio, para cruzamento de trens e também manobras" (Jean Carlos Kuester, 04/2006).

Em 2018, a ALL/Rumo já havia deixado de utilizar a estação, que foi entregue à própria sorte.

Em 2021, a estação estava trancada, mas aparentemente tinha ligação de água e energia elétrica (seg. Renan I. Becker em 26/10/2021).


ACIMA: Pátio e estação de Rio Vermelho em 2020 (Foto Foto Rafael Szychowski em 13/9/2020).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1983. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nivaldo Klein; J. C. Kuester; Ivan Antonio da Rocha; Bruno Pionkewicsz de Souza; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960)
     

A estação de Rio Vermelho, em outubro de 2001. Foto Nivaldo Klein

Vista da plataforma da estação, a praça em frente à mesma, em 10/2001. Foto Nivaldo Klein

A estação em 03/2005. Foto J. C. Kuester

A estação em 03/2005. Foto J. C. Kuester

A estação vista da caixa d'água em 2005. Foto J. C. Kuester

A estação em 06/2006. Foto J. C. Kuester

A estação em 15/5/2016. Foto Bruno Pionkewicsz de Souza

A estação em 6/5/2018. Foto Anthar C. Hartmann

A estação em 13/09/2020. Foto Rafael Szychowski
     
Atualização: 20.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.