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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Paula Pereira
Taunay
Marcílio Dias
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1928-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
TAUNAY
Município de Canoinhas, SC (veja o bairro)
Linha de S. Francisco - km 339,470 (1936)   SC-2468
Altitude: 765,555 m   Inauguração: 24.12.1928
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Taunay foi inaugurada em 1928.

Parece ter havido duas estações, a original, em alvenaria, e uma segunda, menor, de madeira e também já demolida.

Antes de sua desativação, já havia sido rebaixada a posto telegráfico.

"A visita a Taunay foi gratificante. Embora a estação em si não mais exista, o local me pareceu cheio de vida e fui muito bem atendido por duas senhoras que me mostraram algumas fotos que, embora de qualidade sofrível, ajudaram a entender o processo de destruição da estação. Deu para ver que a estação era bem grande, até fora dos padrões das estações desse tipo. Olhando-se o que restou da plataforma, que é bastante larga, e observando-se o comprimento da mesma, dá para ter uma idéia do tamanho dessa estação. Eu vi os alicerces que ainda estão por lá. Acho que ela era uma estação de tamanho equivalente a Caçador, mais ou menos. Note também que pelas enormes árvores que cresceram onde teria sido a plataforma, dá para calcular o tamanho. É interessante notar que essa estação original foi demolida há muito tempo - talvez no início dos anos 1970 -, e ficou no lugar uma estaçãozinha pequena, que aparece na foto abaixo, de má qualidade. Mas pela foto é possivel constatar que a estação que restou era diminuta perto da plataforma" (Nilson Rodrigues, 11/2006).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1928 a 1983. Ao lado, passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues; ABPF-Paraná; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-56; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Fernando Tokarski: Cronografia do Contestado, sem data; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A última estação de Taunay, provavelmente cerca de 1980. Acervo Nilson Rodrigues

Plataforma da estação, em 11/2006. Foto Nilson Rodrigues
 
     
     
     
Atualização: 23.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.