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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1897-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
TOLEDO
Município de São Manuel, SP |
Ramal de Bauru - km 328,513 (1924);
km 316,630 (1934); km 288,354 (1960) (*) |
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SP-1057 |
Altitude: 822 m |
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Inauguração: 05.03.1897 |
Uso atual: moradia (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1923 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel)
que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da
navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em
1888. Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY,
esta alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela
para fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde
Rubião Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera
cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá.
A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu
até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 60, unindo as linhas
da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976,
o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga
mantém-na ativa até hoje. |
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ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
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1917 |
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1918 |
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1922 |
6.682 |
1934 |
6.054 |
1942 |
3.945 |
1943 |
4.350 |
1944 |
4.668 |
1945 |
4.413 |
1951 |
6.484 |
A ESTAÇÃO: A estação
de Toledo foi inaugurada em 1897, como um prédio provisório,
"construído com trilhos e tábuas", de acordo com o relatório
da Cia. União Sorocabana e Ytuana desse ano (há literaturas,
entretanto, que apontam o ano de 1896 como sendo o da sua inauguração).
Em 1912, o relatório do Governo sobre a E. F. Sorocabana,
Informações da Commissão Fiscal, São Paulo,
1920, informava que "os edifícios das estações
de Egualdade, Toledo e outras, construídos de táboas,
necessitavam, nesse anno (1912), de reforma completa".
O mesmo relatório citava que "ainda não
executaram, até hoje (1920), diversas obras incluídas
no orçamento geral para 1914, como sejam os edifícios
para as estações de Toledo e Oliveira Coutinho, que
ainda figuram entre as obras a serem feitas em 1918".
Somente em 1923, quando a Sorocabana Railway já não
tinha mais a concessão de operar a E. F. Sorocabana desde 1919,
foi construído um prédio novo para a estação.
Em 2001, a estação, já fechada e em mau estado,
estava habitada por pessoas estranhas à ferrovia; o telhado
da cobertura da plataforma já não existia. Vagões
apodreciam nos desvios que ainda existiam, alguns aparentemente servindo
de moradia, e, segundo um morador, "devem ser levados para
desmanche". Toledo está a cerca de sete quilômetros
a oeste da via Marechal Rondon, por asfalto e terra, e em sua
volta existem ainda as poucas casas remanescentes da
vila ferroviária.
Em junho de 2004, Toledo tinha vários vagões abandonados e
queimados da manutenção da rede aérea. A estação servia de moradia
em 2009 e de cruzamento para trens curtos. "Encontrei um
casal de velhinhos morando na estação, que gentilmente me permitiu
que fotografasse o prédio. No pequeno bairro, nem uma alma. Um enorme
silêncio, quebrado às vezes pelo canto de um Bem-te-vi"
(Adriano Martins, 28/12/2009).
Em 2019 a estação estava ainda habitada, de acordo com informações de Marco Scott.
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1898
AO LADO: Criada agencia de correio em Toledo (O Estasdo de S. Paulo, 23/9/1898). |
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1913
AO LADO: Acidente em Toledo e críticas à Sorocabana (O Estasdo de S. Paulo, 1913). |
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1924
AO LADO: Problemas de estocagens
nos armazéns da estação (O Estado de S. Paulo, 27/4/1924).
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ACIMA: Mapa do ramal de Bauru até Toledo - anos 1940 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR RESOLUÇÃO (Arquivo
Publico do Estado de S. Paulo, 1949).
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2009
AO LADO: Bilheteria da estação
de Toledo (Foto Adriano Martins em 27/12/2009). |
ACIMA: Casas da vila de Toledo, incluindo
o armazém da ferrovia, hoje abandonado. A casa de portas e
janelas azul claras são a antiga "Venda Santo Antonio,
de Ermelindo Marchetto, estabelecida em 17 de junho de 1945, conforme
disposto em placa no local (CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA VÊ-LAS
EM TAMANHO MAIOR) (Fotos Leandro Gouveia em março de 2011)
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação entre 1897 e
1976. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma
da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; José
Henrique Bellorio; Adriano Martins; Leandro Gouveia;
Arquivo Publico do Estado de S. Paulo, 1949;
.E. F. Sorocabana: Informações da Commissão
Fiscal, São Paulo, 1920; E. F. Sorocabana: relatórios
oficiais, 1875-1969; IGGSP, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação (9/10/1999). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma e placa da estação (9/10/1999). Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Vagões abandonados funcionando como moradias nos desvios
da estação (9/10/1999). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Toledo em 16/03/2001. Foto José H. Bellorio |
Toledo em 16/03/2001. Foto José H. Bellorio |
A estação em 12/2009. Foto Adriano Martins |
Abandono na estação de Toledo em 1/3/2019. Foto Marco Scott |
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Atualização:
11.04.2021
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