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          ... 
            Taubaté  
            Tremembé 
            Pindamonhangaba  
            ...  
              
             
            ram. S. Paulo EFCB-1950  
            ...  
            ESTIVE NO LOCAL: SIM 
            ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM 
            ÚLTIMA VEZ: 2013 
            ...  
            
            
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          | E. F. Central do 
            Brasil (1914-1951) | 
         
         
           TREMEMBÉ 
            Município de Tremembé, SP | 
         
         
          | Ramal de São Paulo - km 
            336,713 (1928) | 
            | 
          SP-1204 | 
         
         
          | Altitude: - | 
            | 
          Inauguração: 26.07.1914 | 
         
         
          | Uso atual: pertence à Prefeitura (2021) | 
            | 
          sem trilhos | 
         
         
          | Data de construção do 
            prédio atual: provavelmente 1914 | 
         
         
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          | HISTORICO DA LINHA: Em 
            1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do 
            Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo 
            da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 
            12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, 
            encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro 
            e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, 
            que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo 
            Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga 
            (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias 
            se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, 
            e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... 
            O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi 
            uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. 
            Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar 
            E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida 
            E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 
            2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) 
            e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. 
            O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos 
            anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, 
            foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, 
            o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, 
            com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a 
            concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 
            1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e 
            no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.  | 
         
         
          |   | 
         
         
          A ESTAÇÃO: A estação 
            de Tremembé foi inaugurada em 1914; a linha da Central 
            não passava pela cidade.  
             
            Existia um tramway de bitola de 60 cm que ligava Taubaté 
            a Tremembé, instalado em 1885 (ver caixa abaixo) e  suprimido quando foi construída 
            a variante que fez com que a linha da Central passasse por esta cidade. Pelo que entendi, havia trens com locomotivas a vapor e, mais tarde, em 1891, bondes (ver caixa abaixo, de 1891) 
             
            A Central do Brasil comprou o ramal em 1912 e alargou-a em boa parte do percurso 
            aproveitando-a para colocar Tremembé no ramal de 
            São Paulo. Essa linha foi aberta  em 1891 (ver caixa de 1885 abaixo).  Por isso a inauguração da estação 
            somente em 1914.  
             
            Existiria uma estação diferente e/ou em outro local 
            da cidade no tempo do ramal? Não pude obter essa resposta, mas parece que não - foi a Central que teria construído a estação da sua linha em 1914. 
             
             
            A linha da Central do Brasil entre Pindamonhangaba e Taubaté foi 
            desativada em 1951 com a retificação feita entre esses pontos, eliminando 
            tanto a estação de Tremembé quanto a de 
            Quiririm, e o povo de Tremembé passou a se utilizar 
            da nova estação de Engenheiro Cotrim que ficava na linha 
            nova, fora da cidade.  
             
            Curiosamente, a nova variante não tem um percurso muito diferente 
            da linha da Central que até 1913 passava por fora da cidade... "A 
            variante foi inaugurada entre o final de 1951 e início de 1952, segundo 
            uma notícia que apurei na edição do mês de abril de 1952 do jornal 
            A Tribuna de Taubaté, o trecho e, conseqüentemente a estação já havia 
            sido desativada e o mesmo artigo ainda fazia críticas quanto à 
            localização da "Tremembé Nova" que foi aberta bem longe da cidade. 
            Talvez por este motivo apenas os trens paradores continuaram a fazer 
            suas paradas nesta estação, repare que os trens que não param correspondem 
            ao Santa Cruz, Diurno Paulista (DP), Rápido Paulista e Noturno Paulista, 
            que eram os que ofereciam maiores comodidades na época e os mais caros. 
            Já ouvi notícias de que na época em que a estação de Tremembé antiga 
            funcionava, todos esses trens (exceto o Santa Cruz) paravam nela" 
            (Marco Giffoni, 02/2006).  
             
            Em 1970, o prefeito da cidade queria derrubar a estação, que estava largada há anos e era abrigo de mendigos, para ali construir o paço municipal. A população não queria. De qualquer forma, a prefeitura acabou comprando a estação, já então abandonada. O artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 1977 (ver caixas abaixo, de 1977 e 1978) cita que nesse ano os trilhos da Central da linha velha ainda passavam sem qualquer movimento de trens na cidade. Os trilhos, no entanto, continuavam nas mãos da Central (agora RFFSA). As datas citadas no artigo, no entanto, são duvidosas. Tirem suas conclusões. 
             
            A estação de Tremembé estava em 2021  no centro de uma praça 
            no centro da cidade: "Feito isso, arraso com o empecilho, ponho-o no chão em dois tempos", afirmou o prefeito. A população era contra e, no fim, o prédio continuava ali e em bom estado, depois de várias recuperações.  
             
            (veja também Engenheiro Cotrim) 
             
             
            
              
                1885 
                  À DIREITA: Em 26 de julho é inaugurado o bonde a vapor entre Taubaté e Tremembé (A Provincia de S. Paulo, 30/07/1885).  | 
                  | 
               
                
             
              ACIMA: Mapa das ferrovias em 1885. Notar a existência 
            da linha Taubaté-Tremembé, um pequeno apêndice da linha São Paulo-Rio na metade direita do mapa (Acervo Eliana Belo Silva). 
            
              
                1891 
                  À DIREITA: Bondes passarão a usar o ramal (O Estado de S. Paulo, 19/04/1891).  | 
                  | 
               
                
             
            
              
                1892 
                  À DIREITA: Não viaje no estribo do trem (ou do bonde) na linha do ramal (O Estado de S. Paulo, 20/08/1892).  | 
                  | 
               
                
             
            
              
                1896 
                  À DIREITA: Descarrilamento na linha do ramal (O Estado de S. Paulo, 24/01/1896).  | 
                  | 
               
                
             
            
              
                1898 
                  À DIREITA: A mulher toma o bonde  em Taubaté, desce em Tremembé e se joga no rio Paraiba (O Estado de S. Paulo, 26/03/1898).  | 
                  | 
               
                
             
              
            ACIMA: Como juntar a estação 
            de Tremembé, ponta de um ramal, à linha principal: O 
            Dr. Sá Freire foi encarregado dos estudos (O Estado de S. Paulo, 
            25/5/1912). 
            
              
            ACIMA: Locomotiva do tramway do Tremembé, 
            que funcionou até 1914 (Autor e data desconhecidas). 
            
              
                1914 
                  À DIREITA: Acidente em Tremembé em 1914, já na linha nova. 
                    Mas surgem as dúvidas: no último parágrafo, 
                    citam que o acidente não interropeu o tráfego 
                    porque a linha antiga ainda existia. Mas a linha antiga não 
                    era apenas até Tremembé - um ramal? E não 
                    tinha apenas 60 cm de bitola? (O Estado de S. Paulo, 8/12/1914).  | 
                  | 
               
                
             
              
            ACIMA: A estação de Tremembé, 
            foto publicada em 1922. Não fazia muito tempo que ela fazia 
            parte do ramal, donde passou a ser parte em 1914 (Acervo Ralph Mennucci 
            Giesbrecht). 
            
              
                    | 
                1928 
                  AO LADO: Colocação 
                  de cabine de controle na estação (Folha 
                  da Manhã, 18/2/1928)  | 
               
                
                
             
            
              
                     | 
                1934 
                  AO LADO: Agora, a vez da cabina elétrica na estação (O Estado de S. Paulo, 10/1/1934)  | 
               
                
                
             
               
            ACIMA: Em 1977, a estação já 
            estava desativada havia mais de 20 anos, mas que - e apesar da péssima 
            qualidade da fotografia, mal dá para vê-la - ainda mantinha 
            uma plataforma isolada do outro lado da linha e um prédio à 
            esquerda: ambas as contruções não mais existem 
            (O Estado de S. Paulo, 5/4/1977). 
              
            ACIMA: Em 1978, o mesmo jornal falava novamente da estação desativada (CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO COMPLETO) (O Estado de S. Paulo, 06/12/1978). 
             
              (Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa 
            local; Tiago Luiz Zacarin; Eliana Belo Silva; Ércio Molinari; Marco 
            Giffoni; VEJA, 1969; O Estado de S. Paulo, 1912, 1914, 1970, 1977 e 1978; Folha 
            da Manhã, 1928; Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: Lembranças 
            do Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns 
            de Lembranças; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 
            1928; www.vnews. com.br; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)  | 
         
         
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                  A estação de Tremembé, c. 1920. Foto do 
                  livro de Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti, Lembranças 
                  do Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns 
                  de Lembranças | 
                  
                  A estação nos anos 1940. Foto do acervo de Ércio 
                  Molinari, Lorena, SP, cedida por Marco Giffoni | 
                  
                  A estação, abandonada em 1969. Revista VEJA, 22/1/1969 | 
               
              
                  
                  A estação em foto publicada em 3/5/1970 pelo O Estado de S. Paulo | 
                  
                  A estação de Tremembé, em 14/01/1999. Foto 
                  Ralph M. Giesbrecht | 
                  
A estação de Tremembé, em 14/01/1999. Foto 
                Ralph M. Giesbrecht | 
               
               
                  
A estação em 2010. Foto Tiago Luiz Zacarin | 
                  
                  Lado da fachada em 16/5/2011. Foto Ralph M. Giesbrecht  | 
                  
Lado da plataforma em 16/5/2011. Foto Ralph M. Giesbrecht | 
               
             
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          | Atualização: 
            18.12.2021 
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