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Nova Nipônia
Lussanvira
Ilha Seca
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ramal de Lussanvira-1950
OESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1910-1961) |
LUSSANVIRA
Município de Pereira Barreto, SP |
Linha-tronco original - km 386,325 (1938);
Ramal de Lussanvira - km 106,750 |
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SP-1464 |
Altitude: 289,100 m |
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Inauguração: 13.05.1910 |
Uso atual: submersa |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já desaparecido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Lussanvira, era parte do tronco da Noroeste até pelo
menos 1940, quando a variante mais ao sul foi terminada, ligando Araçatuba
a Jupiá. O trecho foi abandonado por passar por uma zona de
malária muito intensa, onde prevalecia o impaludismo, causando
problemas para os ferroviários e moradores da região.
Nesse ano, o trecho entre Lussanvira e Jupiá foi suprimido,
pois era o que apresentava piores condições para tráfego
e povoamento. Em 1961, o ramal foi definitivamente extinto e todo
o trecho junto a Lussanvira, incluindo a própria estação,
foi submergido pela construção da represa de Três
Irmãos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lussanvira foi aberta no tronco da Noroeste
em 1910. Era originalmente um prédio de madeira, com piso elevado
em relação ao chão, provavelmente para o caso
de enchentes.
Mais tarde, construiu-se um prédio de alvenaria, talvez já
nos anos 1920.
Em 1941, mais precisamente em 20 de janeiro,
a estação passou a fazer parte do ramal de Lussanvira,
como estação terminal, dando a estação
o nome ao ramal.
Em 29/4/1947, passou também a funcionar uma agência telegráfica
da ferrovia em Pereira Barreto, a 6 km desta estação.
A estação foi desativada em 1961
com o ramal.
A erradicação do ramal de Lussanvira deu-se pelo DD-340 de
19/8/1965 com suplementação pelo ORCOST/65 da RFFSA.
A estação ainda estava de pé, em completo abandono,
em 1980, segundo uma reportagem de jornal da época (OESP, 1/10/1980).
Em 1990, toda a região foi submergida pela represa de Três
Irmãos, incluindo a estação de Lussanvira.
A placa da estação foi levada para Pereira Barreto.
Em 1997, um filme brasileiro mostrava a estação de Lussanvira,
mas montada na estação de Anhumas, em Campinas,
da ABPF...
O que significa Lussanvira?
É nome guarani? Não: quando o Dr. Sampaio Corrêa
dirigiu a construção final da linha de Araçatuba
ao Itapura (1908-10), quis comemorar numa estação
a cooperação dos seus auxiliares, engenheiro Ludgero
Dolabela, Roberto Sanson, Vitorino Avila e Pereira Travassos
e deliberou formar o nome da referida estação
com uma sílaba de cada nome: Lu (LUDGERO), San (SANSON),
VI (VITORINO) e RA (PEREIRA). Deu Lussanvira. |
1923
AO LADO:
Como surgiu o nome de Lussanvira (Luiz de Sá Carvalho).
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1927
À ESQUERDA: Transporte de areia entre Lussanvira e Quitaúna (O Estado de S. Paulo, 3/8/1927). |

ACIMA: Inauguração da primeira ponte rodoviária ligando Lussanvira a Araçatuba em 1935 - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (Correio de S. Paulo, 26/6/1935).

ACIMA: Ainda se vendiam terras na estação
de Lussanvira em 1936 (O Estado de S. Paulo, 20/2/1936).
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1941
À ESQUERDA: Novos horários de trem para quem fazia o trajeto entre Araçatuba e Lussanvira, anunciando também o fechamento do trecho Lussanvira-Itapura (O Estado de S. Paulo, 9/1/1941). |
ACIMA: Anúcio de jornal oferecendo
terras em Lussanvira em 1942. Veja no desenho o trem chegando
no canto direito pelos trilhos do ramal da Noroeste. O local era o
fim do mundo na época (Folha da Manhã, 26/2/1942).

ACIMA: Vagões de toras de madeira no pátio de Lussanvira (provavelmente
anos 1950 - Acervo Prefeitura Municipal de Lussanvira).

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1952
À ESQUERDA: Em 1952, existia uma jardineira
que ligava a estação de Lussanvira, ao sul do
rio Tietê, ao centro do município, ao norte do
rio, atravessando a antiga ponte que lá havia. O prefeito
queria retirá-la. (O Estado de S. Paulo, 10/10/1952).
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ACIMA: Mapa da região de Lussanvira
em 1967. Hoje, com a abertura da barragem de Três Irmãos
rio acima, a vila está submersa. Realmente, a distância
para a cidade de Pereira Barreto era pequena, e havia uma ponte rodoviária
para atingir a cidade a partir da estação. A cidade
está junto à margem sul do Tietê e a estação
na sua ponta leste - assinalada como "antiga estação
da NOB" (Acervo do IBGE-SP).

ACIMA: Mesmo em escala menor,
é fácil verificar que toda a área do bairro de
Lussanvira está debaixo d'água em 2009. Basta
comparar as duas linhas amarelas que convergem em "v" na
cidade de Pereira Barreto, acima, com as duas ruas que já convergiam
em 1967 e davam acesso à ponte que também desapareceu
(Google Maps, 9/9/2009).

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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1962.
Ao lado, saiba mais sobre o ramal de Lussanvira - clique sobre
a foto ao lado para ver mais detalhes. Veja aqui horários
em maio de 1941 (Guias Levi). |
(Fontes: Hermes
Y. Hinuy; Fernando da Silva Rodrigues; Marcelo Tallamo; Acervo
Prefeitura Municipal de Lussanvira; Museu Histórico
de Bastos; Acervo Museu Imperial de Petropolis; Luiz de Sá
Carvalho: Rumando para o Oceano Pacifico, FCESP, 1942; Google Maps;
Folha da Manhã, 1942; O Estado de S. Paulo, 1928,
1936, 9/1/1941, 1952 e 1980; E. F. Noroeste:
relatórios anuais, 1937-54; ABPF-SP; IBGE-SP; Mapas - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A primeira estação de Lussanvira era de madeira.
Foto sem data, provavelmente anos 1910. Acervo Museu Imperial
de Petropolis |

Aspecto da cidade, provavelmente anos 1940. Acervo Fernando
da Silva Rodrigues e Marcelo Tallamo |

Aqui, a estação de Lussanvira aparece ao fundo,
provavelmente nos anos 1960. Acervo Fernando da Silva Rodrigues
e Marcelo Tallamo |

A estação, provavelmente anos 1950. Acervo Museu
Histórico de Bastos, SP, cedida por Hermes Y. Hinuy |
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Atualização:
24.02.2023
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