A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1911-1950/55)
Japurá
Uchoa
Cedral
...
(1950/55-2001)
Catiguá
Uchoa
Cedral-mercadoria
...

Tronco EFA-1970

IGG-SP-1945
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...

 
E. F. Araraquara (1911-1971)
FEPASA (1971-1998)
UCHOA (antiga IGNACIO UCHOA)
Municípios de Rio Preto (1911-1926)
Inácio Uchoa (1926-1938)
Uchoa (1938-), SP
Linha-tronco - km 197,042 (1933)   SP-1362
Altitude: 479 m   Inauguração: 20.11.1911
Uso atual: centro cultural (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelm. anos 1940/50
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ignacio Uchoa foi aberta em 1911, no bairro de São Miguel. O nome foi dado em homenagem a um senhor, Ignacio de Mendonça Uchoa, quando elevada a distrito em 1913.

Em 1926, o distrito tornou-se município. No fim dos anos 1930, teve o nome reduzido para Uchoa.

Em 1938, a estação e a cidade tiveram o nome simplificado para Uchoa.

Com as alterações da linha entre 1950 e 1955, permaneceu na linha, mas com um novo prédio.

A estação provavelmente fechou em 1976 (ver caixa abaixo, de 1976).Ou ainda estaria aberta em 2001 (ver parágrafo abaixo). Se estivesse, terá sido Uchoa uma das únicas a fecharem junto com o trem de passageiros nesse ano?.

O último trem de passageiros da Ferroban, em 15 de março de 2001, parou em sua plataforma, vindo de São José do Rio Preto. "(Ver hoje a estação de) Uchoa me faz chorar, nela embarquei e desembarquei várias vezes, do lado esquerdo ficavam os táxis, que em minha infância ainda eram os Aero-Willys, e muitas vezes quando voltávamos para a estação para tomar o trem misto e descer na parada de Japurá, eu ficava admirando tudo, o telégrafo, as linhas... até que lá pelas cinco da tarde a grande locomotiva vermelha vinha resfolegando dos lados do sertão, como era conhecido tudo o mais para os lados de São José do Rio Preto. Ainda posso sentir o cheiro do diesel e do lubrificante das locomotivas. Hoje o trem praticamente deixou de existir no Brasil; pode parecer exagero, mas temos uma grande malha ferroviária, mas infelizmente vemos poucos trens a circular. Era tão bom a viagem de trem, com seus restaurantes e as paradas. Era maravilhoso. Hoje só restou a saudade, pois o Último trem ao passar por uma estação leva com ele um pouco da vida e da beleza da cidade" (Aureliano Justo, 07/2004).

A estação foi abandonada, mas, em 2010... "Quem chega na estação ferroviária de Uchôa, inaugurada em 1911, é recebido por uma simpática senhora de cabelos grisalhos, Maria Dolores Merloti Hidalgo, 65 anos. É ela quem cuida da biblioteca municipal que foi instalada no prédio e ocupa um dos cômodos. 'Ficou abandonado muito tempo. Uma pena. O pessoal entrava aqui para roubar. Levaram várias peças de bronze, inclusive uma campainha que avisava quando o trem partia de Catiguá.' Ela mostra o saguão, onde ficavam as bilheterias e afirma que a prefeitura precisou fechar a passagem até a plataforma por causa das crianças que agora frequentam o local. Na parte externa, ainda há o que fazer. O mato prevalece por toda a plataforma e há vestígios de usuários de drogas" (Graziela Delalibera/Sergio Fernandes, 28/2/2010).

Em 2011, após ficar abandonado por um bom tempo, o prédio foi reformado para abrigar a biblioteca municipal.

Em 2022, no antigo armazém, funcionava o museu de paleontologia. O prédio era uma das estações em melhor estado de conservação do trecho, com o nome de Estação Cultural de Uchoa.


ACIMA: Em foto de 1912, a estação de Inacio Uchoa (Revista Illustração Paulista).
ACIMA: Em foto provavelmente dos anos 1930, a estação de Inacio Uchoa (cessão Alberto del Bianco).
1936
AO LADO: A estação e a cidade, ambas ainda com o nome de Inacia Uchoa (O Estado de S. Paulo, 1/7/1936).
1976
AO LADO: Em parte de uma reportagem sobre o fim de várias estações das antigas Cia. Paulista e E. F. Araraquarense em 1976, o prefeito de Uchoa estava preocupado que a estação da cidade também fosse fechada. (O Estado de S. Paulo, 28/11/1976)

ACIMA: Ultimo trem da FEPASA em 2001 (Tela de autoria de Aicro Junior, em acrílico, mostrando a estação de Uchoa durante a última viagem de trem de passageiros da região no ano de 2001. Aicro comenta: "Adorava viajar de trem e me lembro com carinho dessa linda imagem que o fotógrafo Sérgio Menezes fez sobre uma passarela na estação de Uchoa para uma matéria no Jornal Diário da Região, imagem que que utilizei como inspiração pra essa releitura. A composição partiu de Rio Preto para Itirapina, possuía dois vagões e foi conduzida pela 7057, uma locomotiva do tipo G12, conhecida carinhosamente entre os funcionários da antiga Fepasa como 'Cabeça de Saúva'. Acrílico sobre tela, medindo 1m x 80 cm").

ACIMA: Estação de Uchoa em 20/10/2012 (Foto Carlos Roberto de Almeida).

ACIMA: A estação de Uchoa em
2022 (Diario da Região, 25/06/2022).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Daniel Gentili; Aureliano Justo; Rafael Corrêa; Hermes Y. Hinuy; João Pires Barbosa Filho; Graziela Delalibera; Sergio Fernandes; Carlos Roberto de Almeida; E. F. Araraquara: Listagem geral das estações, 1933; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IGG-SP, 1945; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1980. Foto João Pires Barbosa Filho

A estação em 1980. Foto João Pires Barbosa Filho

A estação em 1980. Foto João Pires Barbosa Filho

Estação de Uchoa, em 21/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Ao lado da estação, o armazém, em 21/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Uchoa, lado dos trilhos, 01/08/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação depredada, em 01/2005. Foto Aureliano Justo

A estação depredada, em 01/2005. Foto Aureliano Justo

Estação de Uchoa, em 1/3/2009. Foto Rafael Corrêa

Estação de Uchoa, em 1/3/2009. Foto Rafael Corrêa

Armazém de Uchoa, em 1/3/2009. Foto Rafael Corrêa

A estação em 27/7/2014. Foto Daniel Gentili

A estação em 27/7/2014. Foto Daniel Gentili
   
     
Atualização: 08.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.