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E. F. Sorocabana
(1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ALVARES
MACHADO
Município de Álvares Machado,
SP |
Linha-tronco original - km 812,710
(1924); km 799,722 (1931) (*); km 751,789 (1960) (**) |
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SP-0906 |
Altitude: 451 m |
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Inauguração: 26.02.1919 |
Uso atual: abandonada (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A cidade
nasceu em 1916 com o nome de Brejão, alterado para Patrimônio
de São Luís, dois anos depois da chegada dos trilhos
em 1919, ano em que foi aberta a estação ferroviária,
com a chegada dos trilhos da Sorocabana, como ponta de linha e mantendo
o nome de Brejão, quase que imediatamente alterado para Alvares
Machado, apenas um mês e meio depois da abertura da estação.
Setenta e oito anos depois, passou por ali o último trem de passageiros,
em janeiro de 1999, quando já estava no percurso entre Presidente
Prudente e Presidente Epitácio correndo um trem diferente
do que ia de São Paulo a Prudente. "A estação
de Álvares Machado está simplesmente abandonada, mas é bonita como
as outras do trecho. Numa parte mora gente e na outra funciona uma
oficina mecânica de quinta categoria..." (Rodrigo Cabredo,
28/10/2000).
Dois anos depois, em 12/2002, a situação não
se alterou muito: não havia mais vidros nas janelas nem portas
no lado da plataforma. A oficina continuava lá e também
havia gente morando, em condições muito ruíns. Uma parte da cobertura
da plataforma foi arrancada. Ainda existiam dois desvios, e até bem
limpos. O armazém, fechado e depredado. Em junho de 2004, a Prefeitura da cidade tentava comprar o prédio da RFFSA, que estava se
deteriorando mais e mais.
Em 2023, a situação continuava muito ruim e a estação
estava abandonada, ameaçando ruir.
1926
AO LADO: Assassinato na estação (O Estado de S. Paulo, 14/12/1926). |
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ABAIXO: A estação, provavelmente
por volta de 1930 (Autor desconhecido).
1932
AO LADO: Estação ainda não tinha iluminação(O Estado de S. Paulo, 9/7/1932). |
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OBRAS FEITAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Construção de armazém; construção
de desvio de acesso a armazém e suporte para caixa
d'água
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1939
AO LADO: Acidente
em Alvares Machado retém trens em Alvares Machado (O Estado de S. Paulo, 25/11/1939).
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ACIMA: A cidade de Álvares Machado
em vista aérea de 1939. Veja a estação no canto
direito inferior (Instituto Geográfico e Cartográfico
de São Paulo).
1941
AO LADO: Bilheteiro desonesto na estação (O Estado de S. Paulo, 1/6/1941). |
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ACIMA: Mapa da cidade em 1945 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA Vê-LO MAIOR (IHG, 1945).
1951
AO LADO: Atrasos em trens (O Estado de S. Paulo, 21/3/151). |
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ACIMA: Grande incêndio no trem que vinha de Alvares Machado e chegava à estação de Presidente Prudente a estação em 1957 - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA LER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 05/02/1957).
ACIMA: Sabotagem na estação em 1958 (O Estado de S. Paulo, 24/09/1958).
ACIMA: Cidade calma em 1992, a rua de acesso
à estação é estreita e sem movimento.
A estação aparece ao fundo, ainda aberta (Foto Carlos
Roberto de Almeida, 31/12/1992).
(Fontes: Rodrigo
Cabredo; Silvio Rizzo; Alexandre Scatolon; Carlos R. Almeida; Celso
Bordinassi; Wanderley Duck; Robson Batista; O Estado de S. Paulo,
1939; IBGE: Enciclopédia dos Municipios Brasileiros, vol. XXVIII,
1957; E. F. Sorocabana, relatórios anuais, 1900-69; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Alvares Machado, provavelmente anos
1950. Acervo Wanderley Duck |
A estação em 1998. Foto José Carlos Daltozo |
Plataforma da estação em outubro de 2000. Foto
Rodrigo Cabredo |
Plataforma da estação em outubro de 2000. Foto
Rodrigo Cabredo |
Fachada da estação, em outubro de 2000. Foto Rodrigo
Cabredo |
A plataforma da estação e o armazém vista
da ponte, em 05/2005. Foto Robson Batista |
Fachada da estação em 28/7/2016 - Foto Silvio
Rizzo |
Plataforma da estação em 28/7/2016 - Foto Silvio
Rizzo |
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Atualização:
17.07.2023
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