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E. F. Sorocabana
(1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PRESIDENTE
BERNARDES
(antiga GUARUCAIA)
Municípios de Conceição
de Monte Alegre (1919-1921);
Presidente Prudente (1921-1935);
Presidente Bernardes (1935-), SP |
Linha-tronco - km 826,063 (1924);
km 813,060 (1931) (*); km 765,127 (1960) (**) |
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SP-0675 |
Altitude: 422 m |
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Inauguração: 01.11.1919 |
Uso atual: centro cultural (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1951 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A povoação
de Guarucaia hovia sido fundada em 1915 e tinha o nome de uma
árvore então abundante na região. A estação
foi inaugurada em 1919 com o nome do povoado e ganhou o nome do então
presidente Artur Bernardes em julho de 1923.
Foi fechada e desativada em fins de 1996, depois de ter sido reformada no início dos anos 1950 (ver caixa abaixo, de 1951).
"A estação de Presidente Bernardes sofreu uma restauração do tipo
"presepada", com a colocação de pisos e azulejos modernos. Todas as
portas e janelas da plataforma foram tapados"
(Rodrigo
Cabredo, 28/10/2000).
"Ela está totalmente reformada e possui um amplo e bonito
jardim à sua frente. As arquitetura externa
do prédio foi mantida. É realmente bonita a estação. As características
internas do prédio foram totalmente modificadas, a porta de acesso
à plataforma foi tampada por uma parede, assim como todas as janelas
da plataforma. No interior do prédio há uma sala de projeção e um
salão de artes, além de sanitários. Uma funcionária da prefeitura
toma conta do local. O pátio está limpo e a plataforma bem conservada,
apenas algumas telhas estão faltando. A prefeitura está iniciando
agora a reforma do armazém para abrigar a biblioteca municipal"
(Alexandre D. Scatolon, 11/2002).
Em julho de 2023, a estação já havia sido reformada e servia como centro cultural.
ACIMA:
Prisão de assassino na novíssima estação
de Guarucaia, inaugurada apenas 39 dias antes (O Estado de S. Paulo,
9/12/1919).
ACIMA: Horário dos trens para Santo Anastacio
(então terminal da linha) em 1920, partindo da estação
de Salto Grande. Eram diarios de Salto Grande a Paraguassu (3horas
e meia), mas daí para a frente saíam somente três
vezes por semana (O Estado de S. Paulo, 20/7/1920).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 200 m; 1934 -
Construção de poço na estação
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1942
AO LADO: Melhorias na praça da estação e no armazenamebto na cidade (O
Estado de S. Paulo, 1/3/1942). |
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1951
AO LADO: A estação estava com a reforma parada (O
Estado de S. Paulo, 15/05/1951. |
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1959
AO LADO: Era o trem da Sorocabana
quem trazia a mala postal da cidade. E estava havendo
problemas (Folha da Manhã, 31/5/1959). |
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AO LADO:
Vida e obra de Artir Bernardes, presidente do Brasil entre
1922 e 1926 (jornal Folha de S. Paulo, anos 1960)
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ACIMA: Trem de passageiros da Sorocabana passa
pelo armazém da estação de Presidente Bernardes
em 1960 (Acero Antonio Carlos Belviso).
1971
AO LADO:
Melhorias na estação da cidade. Teriam sido mesmo
realizadas na época? (O
Estado de S. Paulo, 6/2/1971).
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(ACIMA: A estação, já reformada, de Presidente Bernardes em julho de 2023 (Foto Arnaldo Bernardo).
(Fontes: Arnaldo Bernardo, 2023; Silvio Rizzo, 2016; José Carlos Cardoso, 2010; Rodrigo
Cabredo, 2000; Alexandre D. Scatolon; Adriano Martins, 2003;
Antonio Carlos Belviso; Celso Bordinassi; Folha da Manhã, 1959; Folha de S. Paulo,
1962; O Estado de S. Paulo, 1919, 1920 e 1971; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Presidente Bernardes em 1947. Foto
cedida por Celso Bordinassi |
A estação, reformada, em outubro de 2000. Foto
Rodrigo Cabredo |
A estação, reformada, em outubro de 2000. Foto
Rodrigo Cabredo |
A estação em 01/2003. Foto Adriano Martins |
A plataforma da estação em 01/2003. Foto Adriano
Martins |
Fachada em 2010. Foto José Carlos Cardoso |
Fachada da estação em 28/7/2016. Foto Silvio Rizzo |
Já o lado da plataforma estava sem cuidado algum em 28/7/2016.
Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
19.07.2023
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