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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Alvares Machado
Presidente Bernardes
Santo Anastácio
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
PRESIDENTE BERNARDES
(antiga GUARUCAIA)
Municípios de Conceição de Monte Alegre (1919-1921);
Presidente Prudente (1921-1935);
Presidente Bernardes (1935-), SP
Linha-tronco - km 826,063 (1924); km 813,060 (1931) (*); km 765,127 (1960) (**)   SP-0675
Altitude: 422 m   Inauguração: 01.11.1919
Uso atual: centro cultural (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A povoação de Guarucaia hovia sido fundada em 1915 e tinha o nome de uma árvore então abundante na região. A estação foi inaugurada em 1919 com o nome do povoado e ganhou o nome do então presidente Artur Bernardes em julho de 1923.

Foi fechada e desativada em fins de 1996.

"A estação de Presidente Bernardes sofreu uma restauração do tipo "presepada", com a colocação de pisos e azulejos modernos. Todas as portas e janelas da plataforma foram tapados"
(Rodrigo Cabredo, 28/10/2000). "Ela está totalmente reformada e possui um amplo e bonito jardim à sua frente. As arquitetura externa do prédio foi mantida. É realmente bonita a estação. As características internas do prédio foram totalmente modificadas, a porta de acesso à plataforma foi tampada por uma parede, assim como todas as janelas da plataforma. No interior do prédio há uma sala de projeção e um salão de artes, além de sanitários. Uma funcionária da prefeitura toma conta do local. O pátio está limpo e a plataforma bem conservada, apenas algumas telhas estão faltando. A prefeitura está iniciando agora a reforma do armazém para abrigar a biblioteca municipal" (Alexandre D. Scatolon, 11/2002).

ACIMA: Prisão de assassino na novíssima estação de Guarucaia, inaugurada apenas 39 dias antes (O Estado de S. Paulo, 9/12/1919). ABAIXO: Horário dos trens para Santo Anastacio (então terminal da linha) em 1920, partindo da estação de Salto Grande. Eram diarios de Salto Grande a Paraguassu (3horas e meia), mas daí para a frente saíam somente três vezes por semana (O Estado de S. Paulo, 20/7/1920).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 200 m; 1934 - Construção de poço na estação

AO LADO: Vida e obra de Artir Bernardes, presidente do Brasil entre 1922 e 1926 (jornal Folha de S. Paulo, anos 1960)

ACIMA: Trem de passageiros da Sorocabana passa pelo armazém da estação de Presidente Bernardes em 1960 (Acero Antonio Carlos Belviso).

AO LADO: Melhoras na estação da cidade. Teriam sido mesmo realizadas na época? (O Estado de S. Paulo, 6/2/1971).


AO LADO: Era o trem da Sorocabana quem trazia a mala postal da cidade em 1959. E estava havendo problemas (Folha da Manhã, 31/5/1959).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1919 a 1999. Ao lado, um deles no pátio de Rancharia, em 1992. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968: SP-Botucatu e Botucatu-Pres. Epitacio e SP-Mairinque (Guias Levi).
(Fontes: Silvio Rizzo; José Carlos Cardoso; Rodrigo Cabredo; Alexandre D. Scatolon; Adriano Martins; Antonio Carlos Belviso; Celso Bordinassi; Folha da Manhã, 1959; Folha de S. Paulo, 1962; O Estado de S. Paulo, 1919, 1920 e 1971; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Presidente Bernardes em 1947. Foto cedida por Celso Bordinassi

A estação, reformada, em outubro de 2000. Foto Rodrigo Cabredo

A estação, reformada, em outubro de 2000. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 01/2003. Foto Adriano Martins

A plataforma da estação em 01/2003. Foto Adriano Martins

Fachada em 2010. Foto José Carlos Cardoso

Fachada da estação em 28/7/2016. Foto Silvio Rizzo

Já o lado da plataforma estava sem cuidado algum em 28/7/2016. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 28.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.