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VXY Mogiana em MG
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Visconde de Soutelo
Barão de Ibitinga
Socorro
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ramal de Socorro-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1909-1954)
BARÃO DE IBITINGA
Município de Socorro, SP
Ramal de Socorro - km 22,556 (1937)   SP-0977
Altitude: -   Inauguração: 21.04.1909
Uso atual: moradia (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1909
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Socorro foi inaugurado pela Mogiana em 1908 até Visconde Soutelo, e em 1909 até Socorro, com quatro estações. Saía de Reversão, uma pequena estação um pouco antes de Monte Alegre, no ramal de Amparo, estação esta que servia para o trem fazer a volta depois de avançar até Monte Alegre e voltar de ré para seguir para Socorro. Foi assim até 16/09/1966, data em que o ramal foi suprimido definitivamente, e os trilhos retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barão de Ibitinga foi aberta em 1909. O nome homenageava um Diretor da Mogiana na época. "A Mogiana foi obrigada a construir a estação em um local um pouco mais acima do que estava projetado, por problemas técnicos, e, para isso, fez uma troca com um morador do local, de nome João Manso, no terreno do qual construiu a estação, e depois construiu uma casa para ele. Tal casa, entretanto, nunca pertenceu à companhia... Ela foi mais tarde herdada por seu filho, João Mosca, que era meu avô". O depoimento é da moradora dessa casa, que ainda existe.

A estação foi desativada em 1954 (*RM-1954), bem antes da supressão do ramal, doze anos depois.

Em 2016 e já havia muitos anos, era habitada por duas famílias, e tinha dois anexos construídos após a desativação da linha, um de cada lado do prédio.

"Aqui já foi uma escolinha da Prefeitura, antes de nós virmos para cá, há nove anos. Na parte que tem a porta grande (o depósito), não há ninguém morando, está fechada, dentro ainda estão os móveis que foram da escola. Há uns anos, durante uma tempestade, caiu um enorme pinheiro que tinha atrás da estação, e sobre a parte do depósito, que já não tinha ninguém na época" (relato de um dos moradores da estação, em 14/10/1999).

"Velhos tempos, belos dias. Lá pelos idos de 1964 mais ou menos, havia uma tradição no Ramal de Socorro, da Companhia Mogiana. Era o Presépio de Barão de Ibitinga, na verdade, próximo da estação. O presépio era uma obra-prima de arte, criatividade e fantasia. Ele era montado na sala de uma casa simples, à beira-linha pouco acima de Barão de Ibitinga, no sentido Socorro.O presépio era movido a água e através de um conjunto de polias e correias que ficavam embaixo do presépio e que movimentava dezenas de personagens populares: trabalhadores campestres serrando tábuas, mulher abanando café na peneira, animais se movimentando aqui e ali, personagens bíblicos etc., com a apoteose que era o velhinho que, ao fim do presépio, agradecia com um gesto ao receber uma moedinha. Simples, engenhoso, bonito era a alegria da criançada. Para nós, crianças de Monte Alegre do Sul (o mesmo deve valer para todos os outros do ramal), ir de trem a Barão de Ibitinga visitar o presépio era uma festa: Natal e Presépio coincidem com férias escolares e nada melhor que tomar a vaporosa que passava por Monte Alegre às 9:30 da manhã e desembarcar em Barão de Ibitinga lá pelas 10:30-11:00 acompanhados de um belo lanche para o piquenique que acontecia após a visita ao presépio. Ao desembarcar, seguíamos a pé pela linha no sentido Socorro para chegar à casinha e logo éramos alcançados pela Maria Fumaça que resfolegava a todo vapor na subida para Socorro. A visita e o lanche se estendiam por longas horas, pois o trem só descia de Socorro às 15:30 e chegava a Monte Alegre às 16:30 rumo a Amparo. Foi-se o ramal e não sei o que aconteceu com o presépio, já que as pessoas que o montavam devem estar bem idosas, se vivas estiverem. Natal e trens dão muitas histórias e histórias e causos verdadeiros como este" (Ubirajara Inácio, 12/2005).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1909 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: Não são muitas as estações que têm junto a ela uma paisagem como esta. A estação está à direita, ao fundo, e os trilhos corriam pela elevação também à direita da foto, que foi tirada no sentido Monte Alegre do Sul (Foto Adriano Martins, 19/4/2009). ABAIXO: A supressão de duas partes de dois ramais e de um ramal inteiro acabou com o tráfego de trens de passageiros e cargueiros ao mesmo tempo em 16/9/1966 em diversas estações, mas não incluindo Barão de Ibitinga, que já havia sido fechada em 1954 (O Estado de S. Paulo, 31/8/1966).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Odilio Pereira de Queiroz Neto; Adriano Martins; Ubirajara Inácio; Museu da Cia. Paulista de Jundiaí; O Estado de S. Paulo, 1966; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1890-1969; Cia. Mogiana: Relação oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação nos seus primeiros tempos, c. 1910. Foto Album da Mogiana

Estação de Barão de Ibitinga, em 14/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Barão de Ibitinga, em 14/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Barão de Ibitinga, em 14/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Barão de Ibitinga, em 14/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

Os moradores posam com na plataforma, com a estação ao fundo, em 19/4/2009. Foto Adriano Martins

Estação de Barão de Ibitinga em 23/11/2016. Foto Odilio Pereira de Queiroz Neto
   
     
Atualização: 04.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.