A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Dr. Carlos Norberto
Visconde de Soutelo
Barão de Ibitinga
...

ramal de Socorro-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...

 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1908-1966)
VISCONDE DE SOUTELO
Município de Socorro, SP
Ramal de Socorro - km 14,612   SP-2970
Altitude: 835 m   Inauguração: 01.08.1908
Uso atual: moradia (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Socorro foi inaugurado pela Mogiana em 1908 até Visconde Soutelo, e em 1909 até Socorro, com quatro estações. Saía de Reversão, uma pequena estação um pouco antes de Monte Alegre, no ramal de Amparo, estação esta que servia para o trem fazer a volta depois de avançar até Monte Alegre e voltar de ré para seguir para Socorro. Foi assim até 16/09/1966, data em que o ramal foi suprimido definitivamente, e os trilhos retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Visconde de Soutelo foi inaugurada em 1908.

Como as outras duas estações do ramal (menos a de Socorro), levava também o nome de um diretor da Mogiana. Em 16/9/1966, foi definitivamente fechada, no mesmo dia que o ramal de Socorro (*RM-1966-67).

Segundo o Edital da FEPASA de 21/9/1978, a estação e seu pátio foram postos à venda em três lotes nessa data.

Em 1998, continuando pelo asfalto em direção a Pinhalzinho, a um certo ponto, não muito à frente da estação Dr. Carlos Norberto, havia que sair do asfalto e dobrar à esquerda numa estrada de terra, onde cerca de três quilômetros à frente encontrávamos o povoado de Visconde de Soutelo, onde a estação estava ali, ao lado da rua de terra batida e cheia de buracos e poças.

Como em 1998, em 2016 ainda servia de moradia para uma família simpática, mas o prédio estava em mau estado de conservação.









AO LADO: Anúncio da inauguração das estações de Dr. Carlos Norberto e Visconde de Soutelo (O Estado de S. Paulo, 30/7/1908).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1908 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: A supressão de duas partes de dois ramais e de um ramal inteiro acabou com o tráfego de trens de passageiros e cargueiros ao mesmo tempo em 16/9/1966 em diversas estações, incluindo Visconde de Soutelo (O Estado de S. Paulo, 31/8/1966).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Odilio Pereira de Queiroz Neto; João Carlos R. Pinto; O Estado de S. Paulo, 1908 e 1966; Cia. Mogiana: relatórios oficiais, 1900-69; Cia. Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, pouco antes de sua inauguração, em 1908. Foto do álbum da Mogiana.

Estação em 16/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação em 16/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 7/2010. Foto João Carlos R. Pinto

A estação em 23/11/2016. Foto Odilio Pereira de Queiroz Neto
 
     
Atualização: 04.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.