A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ilhéus
Aritaguá
Sambaituba
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. de Ilhéus a Conquista (1910-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964)
ARITAGUÁ (antiga ÁGUA BRANCA)
Município de Ilhéus, BA
E. F. Ilhéus (tronco) - km 14,585 (1960)   BA-4177
Altitude: 6 m   Inauguração: 1910
Uso atual: em pé - uso não conhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista (Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua construção, estendendo-se até Itajuípe, aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Água Branca foi inaugurada em 1910, pela The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, ou, na época, como também era chamada, a E. F. de Ilhéus a Conquista. Embora haja trabalhos que afirmem a inauguração do trecho de Ilhéus a Água Branca e mais um pouco à frente em 1907, é certo que, nesse ano, a construção apenas mal havia se iniciado. A abertura da linha em 1910 foi provisória, autorizada pelo Governo da Província da Bahia, e o trecho aberto ia de Ilhéus quase até Rio do Braço, em junho de 1910, com uma extensão aproximada então de 35 km (seria até pouco depois da estação do Lavapés). Como as quilometragens citadas no relatório do Estado diferem das quilometragens oficiais de 1960 (do Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960), há sempre dúvidas acerca de qual seria o trecho exato a ser aberto. Nos anos 1940, o nome da estação e do local foi alterado para Aritágua. A estação foi desativada por volta de 1964. Segundo o estudo de Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando nos trilhos da história: roteiro turístico cultural no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia (2005), a estação ainda estava de pé em 2005, mas não cita suas condições ou seu uso. Veja também os trens da E. F. de Ilhéus
ACIMA: A estação de Aritaguá no mapa dos anos 1950. Notar o trecho da linha principal da ferrovia acompanhando o rio da Almada (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958). ABAIXO: O bairro de Aritaguá em janeiro de 2008. Para quem não conhece o local, como eu, é difícil saber onde está a antiga estação. A linha da E. F. Ilhéus, no entanto, passava certamente entre o morro e o rio... (Site www.catucadas.blogspot.com).

(Fontes: Paulo Miled; Frederico Costacurta; Roosevelt Reis; Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando nos trilhos da história: roteiro turístico cultural no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia, 2005; Catucadas.blogspot.com; IBGE: (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Aritágua em 1993. Foto Paulo Miled

A antiga estação de Aritágua. Foto
Manoel Ursino Tenório
de Azevedo Junior em 2005

A antiga estação em 27/8/2010. Foto Frederico Costacurta
     
Atualização: 04.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.