A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Aritaguá
Sambaituba
Urucutuca
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. de Ilhéus a Conquista (1910-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964)
SAMBAITUBA
Município de Ilhéus, BA
E. F. Ilhéus (tronco) - km 20,434 (1960)   BA-4180
Altitude: 5 m   Inauguração: 1910
Uso atual: em pé - uso não conhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista (Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua construção, estendendo-se até Itajuípe, aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sambaituba foi inaugurada em 1910, pela The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, ou, na época, como também era chamada, a E. F. de Ilhéus a Conquista. A abertura foi provisória, autorizada pelo Governo do Estado da Bahia, e o trecho aberto ia de Ilhéus quase até Rio do Braço, em junho de 1910, com uma extensão aproximada então de 35 km (seria até pouco depois da estação do Lavapés). Como as quilometragens citadas no relatório do Estado diferem das quilometragens oficiais de 1960 (do Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960), há sempre dúvidas acerca de qual seria o trecho exato a ser aberto. Segundo o estudo de Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando nos trilhos da história: roteiro turístico cultural no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia (2005), a estação de Sambaituba ainda está de pé, mas não cita suas condições ou seu uso atual. A estação foi desativada por volta de 1964. Veja também os trens da E. F. de Ilhéus
ACIMA: A estação de Sambaituba no mapa dos anos 1950, na curva de leste para sul do rio da Almada (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958). ABAIXO: O bairro de Sambaituba em janeiro de 2008. Para quem não conhece o local, como eu, é difícil saber onde está a antiga estação, mas ela está ali (Site www.catucadas.blogspot.com).

(Fontes: Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando nos trilhos da história: roteiro turístico cultural no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia, 2005; IBGE: (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 2005. Foto Manoel Ursino
Tenório de Azevedo Junior
   
     
Atualização: 04.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.