Cronologia das estradas de ferro em SP
1867 até os dias atuais
       
Este estudo cronológico das ferrovias no Estado de São Paulo pretende apenas colocar em ordem alguns acontecimentos que foram mais importantes na história dessa que foi o meio de transporte que mais ajudou para colocar o Estado como o mais rico da nação. Durante muitos anos São Paulo foi forte por causa do café, e chegou aonde chegou porque as ferrovias foram projetadas baseadas nele. O transporte de outros materiais e também o de passageiros, importantíssimo como fator de colonização e também de oportunidade para que as pessoas pudessem viajar de um ponto a outro, dando-lhes horizontes muito mais amplos, de forma a aumentar suas oportunidades para melhoria de vida, foram apenas consequências oriundas dos trajetos inicalmente baseados no interesse dos barões do café. Após o declínio dessa cultura, a modernização das ferrovias acabou por se fazer de forma muito lenta e, aliada ao aumento do custo da mão de obra de manutenção e principalmente do crescimento muito rápido da indústria automobilística, levou à degradação também rápida, principalmente a partir dos anos 60, do transporte por trilhos em São Paulo e no Brasil. Sempre é bom lembrar-se que para o Governo, depois dos anos 50, nunca houve nenhuma política de transportes sérias que levasse em conta as vantagens do transporte por trilhos em muitos casos. Não se pretende, entretanto, discutir esses fatores mas sim mostrar a ascensão e o declínio das estradas de ferro em nosso Estado através deste cronologia. Este trabalho é fruto de mais de seis anos de pesquisas e também da colaboração de inúmeros fanáticos e colaboradores, que forneceram informações e também fotografias que compõe este site. Vale lembrar que em meu mais recente livro, "Um dia o trem passou por aqui - a história e as estórias dos trens de passageiros no Estado de São Paulo e as saudades que eles deixaram", esta cronologia aparece em um dos apêndices, sendo, entretanto, não tão ampla quanto esta e, inclusive, tendo algumas pequenas diferenças de datas, que são continuamente corrigidas à medida em que se atualiza esta pesquisa.
Autor do site: Ralph Mennucci Giesbrecht
Outros sites do autor: Estações ferroviárias do Estado de São Paulo
CRONOLOGIA
1867-1875 1876-1890 1891-1900 1901-1910
1911-1920 1921-1930 1931-1940 1941-1950
1951-1960 1961-1970 1971-1980 1981-1990
1991-2002