Este
estudo cronológico das ferrovias no Estado de São Paulo
pretende apenas colocar em ordem alguns acontecimentos que foram mais
importantes na história dessa que foi o meio de transporte que
mais ajudou para colocar o Estado como o mais rico da nação.
Durante muitos anos São Paulo foi forte por causa do café,
e chegou aonde chegou porque as ferrovias foram projetadas baseadas nele.
O transporte de outros materiais e também o de passageiros, importantíssimo
como fator de colonização e também de oportunidade
para que as pessoas pudessem viajar de um ponto a outro, dando-lhes horizontes
muito mais amplos, de forma a aumentar suas oportunidades para melhoria
de vida, foram apenas consequências oriundas dos trajetos inicalmente
baseados no interesse dos barões do café. Após o
declínio dessa cultura, a modernização das ferrovias
acabou por se fazer de forma muito lenta e, aliada ao aumento do custo
da mão de obra de manutenção e principalmente do
crescimento muito rápido da indústria automobilística,
levou à degradação também rápida, principalmente
a partir dos anos 60, do transporte por trilhos em São Paulo e
no Brasil. Sempre é bom lembrar-se que para o Governo, depois dos
anos 50, nunca houve nenhuma política de transportes sérias
que levasse em conta as vantagens do transporte por trilhos em muitos
casos. Não se pretende, entretanto, discutir esses fatores mas
sim mostrar a ascensão e o declínio das estradas de ferro
em nosso Estado através deste cronologia. Este trabalho é
fruto de mais de seis anos de pesquisas e também da colaboração
de inúmeros fanáticos e colaboradores, que forneceram informações
e também fotografias que compõe este site. Vale lembrar
que em meu mais recente livro, "Um dia o trem passou por aqui
- a história e as estórias dos trens de passageiros no Estado
de São Paulo e as saudades que eles deixaram", esta cronologia
aparece em um dos apêndices, sendo, entretanto, não tão
ampla quanto esta e, inclusive, tendo algumas pequenas diferenças
de datas, que são continuamente corrigidas à medida em que
se atualiza esta pesquisa.
Autor do site: Ralph Mennucci
Giesbrecht
Outros sites do autor: Estações
ferroviárias do Estado de São Paulo |