A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Reversão
Doutor Carlos Norberto
Visconde de Soutelo
...

ramal de Socorro-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...

 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1908-1966)
DOUTOR CARLOS NORBERTO
Município de Monte Alegre do Sul, SP
Ramal de Socorro - km 9,397   SP-0117
Altitude: 830 m   Inauguração: 01.08.1908
Uso atual: uso desconhecido (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Socorro foi inaugurado pela Mogiana em 1908 até Visconde Soutelo, e em 1909 até Socorro, com quatro estações. Saía de Reversão, uma pequena estação um pouco antes de Monte Alegre, no ramal de Amparo, estação esta que servia para o trem fazer a volta depois de avançar até Monte Alegre e voltar de ré para seguir para Socorro. Foi assim até 16/09/1966, data em que o ramal foi suprimido definitivamente, e os trilhos retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Doutor Carlos Norberto foi inaugurada em 1908, e homenageava um diretor da Mogiana, Carlos Norberto de Souza Aranha.

Em 16/9/1966, foi definitivamente fechada, no mesmo dia que o ramal de Socorro (*RM-1966-67).

O ramal de Socorro saía de um ponto próximo à estação de Reversão, e,
logo no início, atravessa o rio, por uma ponte metálica estreita, que ainda serve de ponte para a estrada que liga o município de Monte Alegre do Sul a Socorro. A estrada, asfaltada, acompanha o antigo leito da linha, até chegar a Mostardas, onde fica a estação de Doutor Carlos Norberto.

A estação serviu por muitos anos como moradia. Fica ao lado da estrada. Foi recuperada e em 2016 estava restaurada e em bom estado. Não sei seu uso.






AO LADO: Anúncio da inauguração das estações de Dr. Carlos Norberto e Visconde de Soutelo (O Estado de S. Paulo, 30/7/1908).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1908 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: Em 1925, na região da estação de Dr. Carlos Norberto, o caso do louco apelidado de "Homem Santo" - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O ARTIGO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 24/2/1925). ABAIXO: A supressão de duas partes de dois ramais e de um ramal inteiro acabou com o tráfego de trens de passageiros e cargueiros ao mesmo tempo em 16/9/1966 em diversas estações, incluindo Dr. Carlos Norberto (O Estado de S. Paulo, 31/8/1966).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Odilio Pereira de Queiroz Neto; João Carlos R. Pinto; Ricardo Corte; Fernando Picarelli; Antonio Gorni; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; O Estado de S. Paulo, 1908 e 1966; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1900-69; Cia. Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação recém inaugurada, em 1908. Foto do álbum da Mogiana, Museu da Cia. Paulista, Jundiaí

Estação Dr. Carlos Norberto em 16/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação Dr. Carlos Norberto em 16/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2001. Foto Fernando Picarelli

A estação em 3/1/2003. Foto Antonio Gorni

A estação em 7/2010. Foto João C. R. Pinto

A estação restaurada em junho de 2014. Foto Ricardo Corte

A estação restaurada em 23/11/2016. Foto Odilio Pereira de Queiroz Neto
 
     
Atualização: 24.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.