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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1910-1966) |
REVERSÃO
Município de Monte Alegre do Sul, SP |
Ramal de Amparo - km 46,514 |
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SP-2238 |
Altitude: - |
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Inauguração: 10.04.1910 |
Uso atual: moradia (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Amparo foi o primeiro dos ramais construído pela Mogiana, em novembro
de 1875, ligando Jaguary (Jaguariúna) a Amparo. Em 1890, a Companhia
prolongou o ramal até Monte Alegre. Quando em 1945 a Mogiana alterou
o traçado da linha em Jaguariúna, o ramal continuou partindo da estação
nova, em local diferente da original. Em 1965, o tráfego de trens
foi suprimido entre Amparo e Monte Alegre, e, em 1967, o que sobrou
do ramal também foi extinto. Os trilhos foram retirados não muito
depois. Ao contrário de outras linhas, neste ramal todos os edifícios
das estações sobrevivem até hoje. |
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A ESTAÇÃO: O posto telegráfico
de Reversão foi inaugurado em "1o de abril de 1910 para
passageiros e telégrafos".
"Para facilitar o serviço de manobras em Monte Alegre, foi
aprovado em 09/02/1909, pelo Decreto no. 1707, um sistema de linhas
a construir-se para a reversão dos trens de três formas: os trens
de Amparo a Monte Alegre podem chegar até esta última, e depois, recuando
até pouco além do novo posto telegráfico projetado no km 17+98 da
linha Amparo-Monte Alegre, entrem na linha de Socorro; os trens de
Socorro a Amparo podem chegar até além do posto e recuando, chegam
até a estação de Monte Alegre; os trens que não tiverem serviços em
Monte Alegre, entrarão e sairão diretamente da linha de Socorro".
Assim descrita no relatório da Mogiana referente a 1909, essa "linha
de reversão" que deu origem ao posto telegráfico do mesmo nome
foi construída pelo Capitão Mário Rodrigues, que aproveitou,
para a ponte logo após a estação, no ramal
de Socorro, uma ponte metálica não utilizada sobre o rio Camanducaia,
próximo a Guedes, na linha tronco da Mogiana - é
esta a ponte que existe até hoje sobre o rio, logo na antiga saída
do ramal de Socorro.
O posto foi finalmente, ao que parece, nos anos 1950, antes da supressão
do trecho Amparo-Monte Alegre - o Guia Geral de 1960 não
relaciona o posto.
Em 2016, habitada por uma família pobre, a estaçãozinha ficava a cerca
de 1 km do centro de Monte Alegre, ao lado de uma estradinha
de terra, mas com um desnível de uns três metros para cima, onde era
o leito. Estava como sempre foi e nem tão mal cuidada assim. Pequena
e simpática, ainda conserva o nome na lateral.
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1910 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
ACIMA: A supressão de duas partes de
dois ramais e de um ramal inteiro acabou com o tráfego de trens
de passageiros e cargueiros ao mesmo tempo em 16/9/1966 em diversas
estações, incluindo Reversão (O Estado de S.
Paulo, 31/8/1966).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Odilio
Pereira de Queiroz Neto; João Carlos R. Pinto; Fernando Picarelli;
Antonio Gorni; O Estado de S. Paulo, 1966; Cia. Mogiana: relatórios
oficiais, 1900-69; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Cia. Mogiana:
listagem oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação de Reversão, c. 1910. Foto do
álbum da Mogiana |
A estação como moradia, em 16/10/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht
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A estação, agora pintada de branco, em 7/2010.
Foto João Carlos R. Pinto |
A estação em 23/11/2016. Foto Odilio Pereira de
Queiroz Neto |
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Atualização:
14.05.2020
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