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(1952-2006)
César Neto
Engenheiro Romualdo
Apuãs
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1952-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
ROMUALDO
Município de Botucatu, SP |
Variante Juquiratiba-Botucatu - km 248,500
(1960) |
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SP-0314 |
Altitude: - |
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Inauguração: 22.04.1952 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1952 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Sorocabana, no trecho entre Juquiratiba e Botucatu, foi substituída
em 1952 por uma variante que corre mais ao sul e diminuiu o percurso
entre essas duas estações através de menos curvas
e túneis. O trecho original foi suprimido. Oito novas estações
foram construídas para substituir as antigas da linha original.
A variante opera até hoje, fazendo parte do tronco da ex-Sorocabana.
Trens de passageiros por ali trafegaram até 15/01/1999. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Romualdo foi construída para ser uma das estações
da variante Juquiratiba-Botucatu, inaugurada em 1952. Durante
a construção, ela foi conhecida como estação do km 249 ou Pátio
V, e recebeu o nome na sua inauguração.
Era uma vila de funcionários
da Sorocabana em 1970 e existiu, pelo menos, até essa data.
Dela, hoje, só sobram a plataforma e a placa, depois de demolida no
início dos anos 1980. Não cheguei ao local.
Hermes Y. Hinuy
conta a origem do nome: "Trata-se de Romualdo Januário
de Azevedo, que foi Engenheiro da Primeira Divisão (Tração)
da Sorocabana. Nos últimos três semestres do curso de
Engenharia Mecânica (1999-2000) fiz um trabalho de graduação
sobre tração ferroviária, sendo orientado pelo
Engenheiro Cleso Gerson Pinheiro (ex-EFS e Fepasa), o qual me emprestou
um trabalho que o Romualdo fez para a EFS em 1961. Era o quadro de
tração para trens de carga, que foi feito em função
de não existir até o momento um quadro que indicasse
a lotação rebocada entre estações, pelas
locomotivas. O Engenheiro Romualdo também foi responsável
pelo enriquecimento da Biblioteca da Universidade Mackenzie, ao doar
alguns livros relacionados ao transporte ferroviário. Infelizmente
não cheguei a conhecê-lo, pois ele faleceu em 1999. Quem
também trabalhou com ele e o Cleso foi o Ivo Arias, da ABPF
Campinas".
Da estação, demolida, sobrou uma
plataforma coberta quase que completamente de mato. Nota: a estação
não tem acesso por carro.
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
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ACIMA e AO LADO: Problemas na estação (O Estado de S. Paulo, 1/5/1970). |
ACIMA: Chegada do trem ao antigo pátio de Engenheiro
Romualdo, hoje sem desvio algum, no meio do nada. A plataforma coberta
de mato ainda aparece ao fundo, na curva (Foto Stenio Gimenez, maio
de 2008).
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TRENS - Embora a estação tenha sido inaugurada em 1952,
os guias de horários mostram trens de passageiros parando
nesta estação somente entre 1960 a 1968. Ao lado,
um destes trens está na serra (cuesta) de Botucatu, tracionado
por uma elétrica Loba, em 1960. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1976 (Guias Levi). |
(Fontes: Hermes
Y. Hinuy; Ricardo Bagnato; Stenio Gimenez; Décio Marques; O
Estado de S. Paulo, 1970; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais,
1950-69; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Plataforma da estação em 2004. Foto Décio
Marques |
Na foto à direita, ao lado da locomotiva,
a plataforma quase totalmente coberta de mato, de uma estação
há muito demolida, no meio de uma paisagem árida.
Foto Stenio Gimenez, em 27/03/2005 |
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Plataforma da estação, em maio de 2008. Foto Stenio
Gimenez |
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Atualização:
27.06.2020
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