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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Linha Auxiliar:
Teófilo Cunha
Japeri
Botais
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
RFFSA (1975-1997)
JAPERI - LINHA AUXILIAR
(antiga BELÉM)
Município de Japeri, RJ
Linha do Centro - km 67,724 (1928)   RJ-4381
Altitude: 30 m   Inauguração: n/d
Uso atual: Detran (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 1960, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A partir de 1898, Belém passou a ser também estação da E. F. Melhoramentos, que vinha também do centro do Rio de Janeiro (da estação Alfredo Maia) e seguia, sempre com bitola métrica, para Porto Novo, também galgando a serra do Mar.

Na verdade, pelo menos desde 1928, onde se vê a foto do livro de Max Vasconcellos (no pé da página), já existia uma estação própria para a Auxiliar em Japeri. Mas existiria esta estação desde 1898? É até possível, pois eram ferrovias diferentes: esta Japeri era da Melhoramentos.

Mas não há registros - pelo menos, não os encontrei - da data da edificação desta estação de Japeri-Auxiliar. Provavelmente, enquanto não houve este prédio, teria sido usado o da estação da Central.

A Central do Brasil acabou por incorporar essa linha em 1903, alterando seu nome para Linha Auxiliar.

"(...) depois a rodaria da locomotiva até Belém. Aí uma baldeação incômoda por afluência de passageiros, alguns aliviados de dinheiro por gatunos, muitos condenados a viajar de cegonha, num pé e noutro. Novo trem, nova máquina, nova linha, não nova, a da antiga Estrada de Ferro Melhoramentos. A Central chamou-a a si e, para mostrar superioridade, crismou, denominando-a Linha Auxiliar" (Revista Eu Sei Tudo, fevereiro de 1930). Na viagem relatada, o passageiro veio da estação Dom Pedro II até Belém pela linha principal, baldeando na estação para a Linha Auxiliar.

Nos anos 1940 a estação alterou seu nome para Japeri.

"Não tinha lugar nos bancos mas por sorte achei um espaço pra sentar no chão próximo a uma das portas. A viagem que em média dura 1 hora e meia, levou duas horas. Cheguei na estação de Japeri por volta das 8 da noite. Parei num quiosque que fica dentro da estação. Conheço o pessoal de lá de outras vezes que fui a Serra do Mar. Estava com fome e queria poupar meu estoque de suprimentos para a caminhada propriamente dita. Comi um salgado de frango (eu acho) e um refrigerante. Comentava com o dono do quiosque sobre meus planos (de subir a Serra do Mar pelos trilhos à noite)" (Carlos Latuff, 24/08/2003).

"Lembro que em Japeri há duas estações de mesmo nome, uma da Linha do Centro (hoje SuperVia) e outra da Auxiliar, atualmente funcionando como Detran e moradia" (Julio Cesar da Silva, 9/2009).

(VEJA TAMBÉM JAPERI - LINHA DO CENTRO)


ACIMA: Estação da linha Auxiliar em Japeri em 1910 (Revista da Semana, 20/11/1910).

ACIMA: Acidente próximo a Belem da linha Auxiliar em 1923 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEGRAL (O Estado de S. Paulo, 5/6/1923).

(Fontes: Julio Cesar da Silva; R. J. Marsh; Carlos Latuff; Eduardo Gonçalves David: EFCB - A Ferrovia e Sua História, AENFER, 1998; O Estado de S. Paulo, 1923; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; revista Eu Sei Tudo, 1930; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1928. Foto Max Vasconcellos

Estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1976. Foto R. J. Marsh
 
 
     
Atualização: 11.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.