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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ramal Circular:
Costa Barros
Pavuna
São João do Meriti
...
Linha atual:
Costa Barros
Pavuna
Vila Rosali
...
E. F. Rio de Ouro:
Acari
Pavuna
Vila Rosali
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
PAVUNA
Município do Rio de Janeiro, RJ
Ramal Circular - km 24,266 (1928)
E. F. Rio de Ouro - km 20,999 (1938)
  RJ-1296
Altitude - km 4,483 m   Inauguração: 07.07.1910
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1949
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal circular da Pavuna era uma linha variante que começava na Linha Auxiliar, na estação de Costa Barros, e terminava na estação de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo, esse trecho curto da linha Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens passaram a seguir direto pela Pavuna, incorporando o trecho na linha principal. Também o trecho final do ramal cirdular, entre Belford Roxo e Thomazinho, onde estava a estação de São Matheus (Galdino Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos da Supervias fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, tendo o ponto final nesta estação.
 
A ESTAÇÃO: A estação da Pavuna foi inaugurada em 1910.

Da estação de Costa Barros, na linha Auxiliar, saía uma linha variante que ia até Thomasinho, chamada de Ramal Circular da Pavuna. Enquanto isso, o tronco da Auxiliar também seguia direto para a estação de Costa Barros para a de Thomasinho.

Em 1928 o ramal circular era ainda citado por Max Vasconcellos, mas nos guias dos anos 1940 o trem já passava sempre pela estação da Pavuna e o trecho curto entre Costa Barros e Thomazinho funcionava até São Mateus, onde o subúrbio parava. Aparentemente, de Pavuna se podia ir de trem tanto a Belford Roxo quanto para São Mateus.

Da mesma forma que em Del Castilho, Pavuna tinha duas estações distintas. A da esquerda, da Linha Auxiliar e a da direita,da Linha da Rio D'Ouro.

De acordo com o jornal Folha da Manhã, de 16/6/1929, a estação foi "fechada" no dia anterior, ou seja, não ficava mais aberta para o público, que a partir de então teve de se utilizar de uma entrada específica - o que evitava que se embarcasse sem pagar a passagem.

Originalmente, existia, cerca de 1,6 km à frente da estação da Pavuna, a estação de São João do Meriti, citada por Max Vasconcellos em 1928, mas esta foi desativada e desapareceu.
Em 1949, com a inauguração da estação nova, o ramal circular nem era mais citado.

Em janeiro de 1930, o percurso dos trens de suburbio na Circular da Pavuna era o seguinte: Todos os trens que partiam de Alfredo Maia paravam em Galdino Rocha (São Mateus). De Galdino, partiam os trens que seguiam para Thomazinho, Itinga, Rocha Sobrinho, Prata e terminavam em Andrade Araujo, de onde voltavam pelo mesmo percurso.

A estação de São João do Meriti, aquela antiga, citada por Max Vasconcellos, teria funcionado como estação da linha que seguia para São Mateus até 1993, quando esta linha foi extinta. Foi demolida, ficava bem no centro da cidade (por Sergio Telles,
2005
).

Em 2019, é uma linha somente, que segue para a primeira. A linha da Supervias faz o trajeto de trens metropolitanos Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo. A estação hoje tem também o nome de São João do Meriti. Da Pavuna para a frente, até Belford Roxo, a linha atualmente segue pela linha original da E. F. Rio do Ouro, encampada pela Central.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração destas estações.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouro. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/1883).

ACIMA: Duas fotos da inauguração da estasção em 1910 (A Careta, 11/6/1910).

ACIMA: A linha circular da Pavuna, criada em 1910 e traçada sobre um mapa de hoje (2019). Em azul, a linha Auxiliar. Em vermelho, a linha circular e seus acessos. Em verde, a E. F. Rio D'Ouro. Em 2019, a linha operante da atual Supervia é a linha que segue de Costa Barros (azul), entra pela linha vermelha para nordeste e segue até a estação da Pavuna e, depois, segue pela linha verde até Belford Roxo (ao norte e fora deste mapa). O restante das linhas azul (onde estava Tomasinho e vermelha (onde estavam São Mateus e Engenheiro Berford) não são mais operacionais e estão ou abandonadas ou mesmo retiradas. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Wikimapias, desenho das vias: Paulo Novaes).

1915
AO LADO:
Acidente na estação. (O Estado de S. Paulo, 4/4/1915).

1934
AO LADO:
Acidente na estação. Provavelmente o mesmo citado logo abaixo (O Estado de S. Paulo, 4/3/1934).

ACIMA: Acidente com trem de suburbio da Central, bem próximo à estação da Pavuna em 1934. Com a locolotiva que saiu dos trilhos numa curva, foram arrastados mais dois carros de segunda classe. Na locomotiva, mostrada acima, morreram o maquinista e o foguista (Revista da Semana, 10/3/1934).

ACIMA: Estação da Pavuna, em 4/12/2009. O espaço triangular cercado por um muro com um portão azul ao lado da linha e que aparece em primeiro plano era o espaço ocupado pela chegada dos trilhos da E. F. Rio D'Ouro (Foto Julio Cesar da Silva).
A estação ferroviária da Pavuna está localizada no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Rio. O bairro é um grande centro urbano focado no comércio. Há ali um terminal rodoviário que infelizmente está abandonado e sujo. A Pavuna fica bem na divisa com o município de São João de Meriti, no centro daquela cidade. São João também é um grande centro urbano comercial e fica “colado” à Pavuna. Essas duas localidades são conurbadas e como tal se comportam como se fossem uma coisa só. Uma pequena parte da estação ferroviária da Pavuna fica dentro de território de São João. O rio Pavuna, a divisa, passa embaixo da estação. Provavelmente por causa disso é que a SuperVia renomeou a estação como “Pavuna/S. J. Meriti”. Então fica a estação com um extremo na Pavuna mesmo, junto ao metrô, com bilheteria, e o outro extremo, também com bilheteria, em São João. Seguindo uns metros à frente, sentido Belford Roxo, há uma PN (em São João), movimentadíssima, com muitos carros e pedestres, por sinal, perigosa. Um pouco antes da PN de São João havia o desvio do Ramal Circular, com destino a São Mateus, passando pelas hoje extintas estações São João de Meriti e Engenheiro Berford. O desvio é hoje um estacionamento. No extremo da Pavuna também existiu uma PN, justamente entre a estação e o encontro da E. F. Rio de Ouro com a Linha Auxiliar (Ramal Circular), esta vindo de uma curva fechada. A PN acabou e em seu lugar está um viaduto
2009
AO LADO
: Relato de Julio Cesar da Silva, 30/12/2009.


ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro durante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Paulo Novaes; Julio Cesar da Silva; Carlos Latuff; Sérgio Telles; Revista da Semana, 1934; Correio da Manhã, 1949; Revista Ferroviária; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Inauguração da estação original da Pavuna em 1910. Autor desconhecido

A estação da Pavuna em 1949. Logo depois, foi substituída por uma nova. Foto Correio da Manhã, 20/3/1949.

Inauguração da estação nova da Pavuna. Presente o diretor da Central na época, Durival de Brito e Silva, final dos anos 1940. Acervo Revista Ferroviária

A estação da Pavuna, ao fundo, final dos anos 1940. Acervo Revista Ferroviária

A nova estação da Pavuna, em construção, final dos anos 1940. Foto da Revista Ferroviária

Primeiro trem chegando à nova estação da Pavuna, final dos anos 1940. Foto da Revista Ferroviária


Estação da Pavuna, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 4/12/2009. Foto Julio Cesar de Paiva
 
     
Atualização: 09.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.