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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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(até c. 1970):
Costa Barros
Thomasinho
Eden
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Entroncamento com a linha Circular da Pavuna (hoje parcialmente transformada em continuação da linha de subúrbios): São Mateus
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1905-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
THOMASINHO
Município de São João do Meriti, RJ
Linha Auxiliar - km 26,537 (1928)   RJ-1311
    Inauguração: 23.03.1905
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Thomasinho não tem mais movimento de trens de subúrbio. Desde os anos 1970, quando parte do trecho da linha entre as estações de Barros Filho e de Costa Barros foi utilizado para a construção da linha cargueira Japeri-Arará, as estações que ficavam adiante não são mais utilizadas para trens de subúrbio. Estes trens, hoje, seguem de Costa Barros e entram no sentido da Pavuna, dali chegando a Belford Roxo, utilizando-se de linhas originadas tanto do antigo ramal Circular da Pavuna quanto da extinta E. F. Rio do Ouro. Ou seja: há uma linha de subúrbios que liga Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, direta,

ACIMA: No bairro de Tomasinho em 1932, a linha passa, acompanhando o córrego. Notar a porteira à esquerda. A estação não devia estar tão próxima assim do loacl: a linha é singela, ainda não abriu desvios para o pátio da estação. A edificação branca com muitas portas ainda está de pé em 2011 (Autor e data desconhecidos; www.meritionline.com.br).
fusão de três antigas ferrovias que deixaram de existir há muitos anos. O antigo ramal circular se juntava à antiga linha Auxiliar, de novo, em Thomasinho. O trecho Pavuna-Thomasinho deste ramal circular foi extinto. A antiga estação de Thomazinho foi demolida e em seu lugar há um boteco. A linha passava originalmente onde hoje é um pequeno campo de futebol. O Sr. Martinho, antigo funcionário da RFFSA que mora em Thomazinho, muito comunicativo, mostrou-me antigas carteiras funcionais, fotos e uma medalha da antiga Central. No caminho a pé para a estação de Eden, topei com um cargueiro.
(Fontes: Carlos Latuff; www.meritionline.com.br; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O boteco no centro da foto foi construído onde ficava a estação de Thomasinho. Foto Carlos Latuff, em 08/2003.

A linha original da Auxiliar passava onde está o campinho cimentado. Foto Carlos Latuff, em 08/2003.

Um pouco além de Thomasinho, o trem da MRS passa pelo fotógrrafo. Foto Carlos Latuff, em 08/2003.
     
     
Atualização: 12.03.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.