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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Mendes-nova/ NeriFerreira
Mendes
Martins Costa
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro II (1864-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
MENDES-VELHA
Município de Mendes, RJ
Linha do Centro - km 92,635 (1928)   RJ-1435
Altitude: 411 m   Inauguração: 07.08.1864
Uso atual: moradia (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mendes foi aberta em 1864, em terras cedidas para essa função pelo fazendeiro de sobrenome Mendes, que exigiu seu nome na estação a ser construída.

Serviu como estação até 1996, quando o trem Barrinha deixou de correr entre Japeri e Barra do Piraí.

Como ficava mais longe do centro da cidade que a Parada Neri Ferreira,
acabou tendo o seu nome passado para a outra, nos últimos anos conhecida como Mendes (nova).

Servia em 2010 como moradia.

(Veja também MENDES-NOVA/NERI FERREIRA)

À ESQUERDA: Mudança de nome para Neri Ferreira, em novembro de 1926 (O Estado de S. Paulo, 10/11/1926).
À ESQUERDA: Anúncio de hotel em Mendes, publicado em 1921 (Revista da Semana).
ACIMA: A estação de Mendes-nova. Reparar o dístico colocado sobre o antigo, onde se lia "Parada Neri Ferreira. À sua frente, o trem "Barrinha" (Jornal do Brasil, 24/1/1992). ABAIXO: Estação Mendes-velha (Foto Bruno Pereira Rodrigues - data desconhecida).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1864 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias Levi).
(Fontes: Bruno Pereira Rodrigues; Hugo Caramuru; Jorge A. Ferreira; Carlos ____; Hermes Y. Hinuy; O Estado de S. Paulo, 1926; Jornal do Brasil, 1992; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Revista da Semana, 1921; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em foto sem data. Foto enviada por Jorge A. Ferreira

A estação de Mendes-velha, em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 02/2003. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 12/2010. Foto Jorge A. Ferreira
   
     
Atualização: 13.08.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.