A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Mendes
Martins Costa
Morsing
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Dom Pedro II (1894-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
MARTINS COSTA
Município de Mendes, RJ
Linha do Centro - km 96,386 (1928)   RJ-1505
Altitude: 396 m   Inauguração: 01.05.1894
Uso atual: moradia (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Martins Costa foi aberta em 1894. O seu nome homenageia M. A. de Martins Costa, chefe de seção da ferrovia que trabalhou nas obras de duplicação da linha. Houve um tempo em que "o pátio de Martins Costa era a primeira tabela de vagões de carvão vinda do Arará com locomotiva elétrica. Ela voltava escoteira (sozinha) para pegar a segunda de 20 vagões. O despachante nos metia com as 20 pela linha do meio sentido Barra até a saída do pátio. Aí o auxiliar descia e ficava na cabeça da primeira tabela aguardando o recuo das 20. Em seguida batia em cima da primeira e fechava o trem com 40 negões que seguiam para a CSN em Volta Redonda" (Jorge da Silva, 2015). "Martins Costa é hoje um bairro periférico de Mendes. A estação ainda se mantém em pé, pois está ocupada por moradores que dela cuidam. O bairro é pobre, com muitas casas simples e um acanhado campo de futebol que fica às margens da ferrovia. Só

ACIMA: Locomotiva da MRS em frente à estação de Martins Costa, em fevereiro de 2010 (Foto Jorge Alves Ferreira).
há pouco tempo a sua rua principal recebeu asfaltamento. Junto da estação e bem à beira da linha é possível ver vacas pastando sob o olhar vigilante de seu dono. Fica próximo de Mendes, mas o movimento de pessoas e carros é bem pequeno. Só a buzina das locomotivas, que ali passam apressadas, é que tiram o sossego do local
" (Carlos Latuff, 2010).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1894 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias Levi).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Jorge da Silva; José Emilio Buzelin; Carlos Latuff; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Martins Costa em 1995. Foto José Emílio Buzelin

A estação em 05/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2/2010. Foto Jorge Alves Ferreira
     
     
Atualização: 09.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.