|
|
...
Martinópolis
Indiana
Regente Feijó
...
Tronco EFS - 1935
IBGE-1974
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
Sorocabana Railway
(1917-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
INDIANA
Município de Indiana, SP |
Linha-tronco original - km 771,239
(1924); km 758,275 (1931) (*); km 710,342 (1960) (**) |
|
SP-2065 |
Altitude: 466 m |
|
Inauguração: 05.08.1917 |
Uso atual: Posto Veterinário municipal da cidade (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1940 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. Em 2006, a ALL
ficou com a concessão da linha. A linha está ativa até hoje,
para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Indiana foi aberta como posto telegráfico em 1917.
A estação deu origem à cidade, que se tornou município em 1948.
Em 1926, foram abertas a oficina e, em 1927, o armazém na estação de Indiana.
Em meados dos anos 1940, foi construída uma nova estação
para a cidade, no mesmo estilo de diversas estações
da Alta Sorocabana.
A partir dos anos 1970, quando caiu o preço do algodão,
principal cultura na cidade, fecharam diversas fábricas de
beneficiamento do produto e as tecelagens e diversas pessoas se mudaram
de lá. No início dos anos 1990 a população
já se reduzia à metade do que era vinte anos antes -
agora, pouco mais de 6 mil almas. As plantações viraram
pastagens para gado. Em 1986, o prédio estava já fechado, mas
logo depois foi invadido, embora a área ainda possuísse um armazém
e até um depósito de locomotivas.
"Todos os dias, Albino Scaioni, 70 anos, dedica-se a um ritual
curioso. Às 12h30 e às 17h30, pontualmente ele comparece
à estação ferroviária para assistir a
passagem do trem. Detalhe: nesses horários, o trem, que faz
a viagem entre São Paulo e Presidente Prudente, não
pára em Indiana. 'Não tenho nada para fazer e venho
aqui gastar o tempo', justifica Scaioni" (O Estado de
S. Paulo, 31/10/1991). Notícia de jornal de Presidente Prudente
(O Imparcial, 20/11/1996) diz que a estação foi fechada "pouco
antes".
De qualquer forma, os trens de passageiros passaram por ali até 16
de janeiro de 1999, quando foram desativados pela Ferroban.
Em junho de 2023, o prédio servia como Posto Veterinário.
ACIMA: Mal aberta, a estação
de Indiana ainda envolta por "mattas virgens" já
oferecia terras para vender (Diario Popular, 29/1/1918).
ACIMA: Primeiro horário anunciado para trens correndo entre Indiana
e Presidente Prudente, isto para 15 de janeiro de 1919. Havia,
portanto, baldeação em Indiana (O Estado de S. Paulo,
13/1/1919).
1925
AO LADO: Problemas nos correios da cidade (O Estado de
S. Paulo, 10/3/1925).
|
|
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Remodelação e extensão dos
desvios para 3.130 m
|
1926
AO LADO: Inaugurações
de melhorias na estação de Indiana (O Estado
de S. Paulo, 14/9/1926).
|
|
1926
AO LADO: Inaugurações
do deposito de locomotivas na estação de Indiana (O Estado
de S. Paulo, 2/10/1926). |
|
1927
AO LADO: Novo armazem para Indiana (O Estado
de S. Paulo, 3/2/1927). |
|
1927
AO LADO: Construção de mais casas no pátio
ferroviário da estação em 1927 (O Estado
de S. Paulo, 31/12/1927).
|
|
1931
AO LADO: Estação era sempre o local das
festas e homenagens. Ao mesmo tempo, as estradas de rodagem
começavam a aparecer, indo agora da cidade a Presidente
Prudente e à estação de Laranja Doce
O Estado de S. Paulo, 15/1/1931).
|
|
ACIMA: A plataforma da estação funcionando como posto veterinário público em 1/6/2023 (Foto: Arnaldo Bernardo).
ACIMA: A fachada da estação, como posto veterinário público em 1/6/2023 (Foto: Arnaldo Bernardo).
(Fontes: Arnaldo Bernardo, 2023; Silvio Rizzo; José C. Daltozo; Carlos
Cornejo; Elias Vieira; Adriano Martins; Diario Popular,
1918; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; O Estado
de S. Paulo, 1919, 1925, 1926, 1927 e 1991; Diario Popular, 1918;
O Imparcial, 1996; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Posto telegráfico de Indiana em 6/5/1919. Foto cedida
por Carlos Cornejo |
Depósito de locomotivas de Indiana, em 1982, antes de
ser demolido. Foto Elias Vieira |
Em 1986, o prédio da estação em mau estado,
mas ainda com as janelas originais. Relatório Fepasa,
1986 |
Em 1998, a estação reformada, mas com as janelas
diminuídas. Foto José Carlos Daltozo |
Em 2000, o armazém de Indiana, ao lado da estação.
Foto José Carlos Daltozo |
A caixa d'água. Foto Adriano Martins em 1/2003 |
A estação, em 09/2007. Foto José Carlos
Daltozo |
Estação de Indiana em 24/2/2017. Foto Silvio Rizzo |
Estação de Indiana em 24/2/2017. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 1/6/2023. Foto Arnaldo Bernardo
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
24.08.2023
|
|