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Laranja Doce
Martinópolis
Indiana
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Sorocabana Railway
(1917-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MARTINÓPOLIS
(antiga JOSÉ TEODORO)
Município de Martinópolis, SP |
Linha-tronco - km 757,040 (1924);
km 774,073 (1934); km 696,140 (1960) (**) |
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SP-2350 |
Altitude: 482 m |
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Inauguração: 05.08.1917 |
Uso atual: Biblioteca e Secretaria da Cultura (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1950 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. Em 2006, a ALL
ficou com a concessão da linha. A linha está ativa até hoje,
para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Quando
o posto telegráfico de José Teodoro foi inaugurado, em 1917,
somente havia no local os trilhos, o posto, algumas casas de funcionários
da ferrovia e a mata em volta. O nome do posto foi resgatado pela
Sorocabana a partir do nome de um mineiro de Pouso Alegre que
ocupou as terras próximas em meados do século XIX, e teria fundado
cidades como Conceição de Monte Alegre e São Pedro do Turvo,
na região. Nos projetos da ferrovia, antes da instalação
da estação, esta era chamada de Alegrete, quase
que certamente por causa da existência ali de um córrego
com esse nome; porém, foi aberta como José Teodoro.
Curiosamente, esse nome, nos mesmos projetos, era o que identificava
a estação de Laranja Doce, imediatamente anterior
à da atual Martinópolis, mas ela foi aberta com
o nome atual, mesmo. Tais divergências de nomes podem facilmente
ser comprovados pela quilometragem existente durante a construção
da ferrovia, nos relatórios da EFS.
Em 1924, desembarcou na estação João Gomes Martins, dono da
Colonização Martins, que comprou e loteou a fazenda
Boa Ventura, dando origem à cidade. Martins teria adquirido
a passagem número um da estação de José Teodoro, que nunca
usou, guardando-a como lembrança. A compra da fazenda foi oficializada
em 17/11/1924, e a primeira construção de alvenaria foi o Hotel
Colonial, em 1925, prédio demolido em 1970.
Em 1939, José Teodoro foi elevado a município, com o nome de Martinópolis, em homenagem a João Gomes Martins, e o
nome da estação também (ato
1.084, de 3/4/1939). O prédio foi ampliado e reformado
anos mais tarde.
Em 1987, o prédio da estação ainda funcionava ee o trem de passageiros ainda passava e parava ali,
mas apenas em parte dele: nesse ano, a prefeitura local ocupou o restante
do prédio, transformando os espaços em museu e biblioteca.
Como estação, foi finalmente desativada em outubro de 1996, com o
fechamento da bilheteria e a retirada dos móveis e utensílios da empresa.
A ocupação pela prefeitura manteve-se. O trem ainda passava...
Os trens ainda passaram por lá, sem parar, até 16 de janeiro de 1999,
quando a Ferroban desativou os trens de passageiros no antigo tronco
da Sorocabana.
A estação virou sala de concertos por pouco tempo, e depois foi fechada.
A estação foi reformada pela Prefeitura em 2005, foi trocado o telhado
(chovia muito dentro) e, em 2008, era sede da Guarda Mirim, do Banco
do Povo, de um posto do Sebrae e também tem um mini-museu, com umas
50 peças e fotos expostas. Em 2008, existiam, do antigo pátio,
8 casas de ferroviários. Eram 6 de tijolos e 2 de madeira. Cinco continuavam
sendo residências de ferroviários aposentados, que já moravam nelas
quando da aposentadoria. Três, incluindo uma de madeira, estavam servindo
para atividades administrativas e culturais, como a Casa das Artesãs,
onde se vendiam artesanatos. Outra servia ao Serviço de Alistamento
Militar do Município e a terceira como sede da AAA - Associação Anti-Alcoólica.
Em 2023 a estação estava ocupada pela Secretaria da Cultura e pela Biblioteca Municipal.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de armazém e desvios;
Construção de poço na estação
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1939
AO LADO: Martinópolis
muda de nome e vira município em 1939 (O Estado de
S. Paulo, 12/2/1939).
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ACIMA: Mapa da cidade
com a estação em vermelho e a linha do trem em tracejado
(Início dos século XXI).
ACIMA: A cidade de Martinópolis e
a estação, no centro inferior, com os armazéns
à sua esquerda: a cidade cresceu muito mais para um dos lados
da linha, o lado da entrada da estação (Foto enviada
por José Carlos Daltozo, 2006).
(Fontes: Silvio Rizzo; José Carlos Daltozo;
Valdemar Bicudo; Stenio Gimenez; Adriano Martins; José Carlos Daltozo:
Martinópolis, sua história e sua gente, 1999; O Estado de S. Paulo,
1939 e 1987; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Os primórdios da estação de José
Teodoro, c. 1925. Casas da vila ferroviária. Foto cedida
por José Carlos Daltozo |
José Teodoro por volta de 1925. Compradores de terras
descem na estação. Foto cedida por José
Carlos Daltozo |
A estação, por volta de 1930. Foto cedida por
José Carlos Daltozo |
Na plataforma da estação, em 1946. Acervo Stenio
Gimenez |
A antiga estação de Martinópolis nos anos
1940. Foto cedida por José Carlos Daltozo |
A estação em 1987. Foto Valdemar Bicudo |
Fachada da estação em 1994. Autor desconhecido |
Plataforma da estação em 1994. Autor desconhecido |
A estação em 1999. Foto José Carlos Daltozo
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A plataforma da estação em dezembro de 2000. Foto
José Carlos Daltozo |
A estação em 2004. Foto Adriano Martins |
A estação em 10/2008. Foto J. C. Daltozo |
A estação em 24/1/2017. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 24/1/2017. Foto Silvio Rizzo |
A platafor,a da ex-estação de Martinopolis em 1/6/2023, por Arnaldo Bernardo |
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Atualização:
25.08.2023
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