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Miranda Azevedo
Itatinga
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
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E. F. Sorocabana
(1953-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ITATINGA-RAMAL
Município de Itatinga, SP |
Ramal de Itatinga - km 357,041
(1924); km 344,209 (1931) (*)
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SP-2070 |
Altitude: 761 m |
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Inauguração: 14.02.1914 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Itatinga foi inaugurado em 1914, saindo da estação
de Miranda Azevedo (velha, no tronco original da Sorocabana) e chegando
a Itatinga com 13 km e apenas uma estação. Com a desativação
do tronco original da Sorocabana em 1953, o ramal foi extinto e uma
nova estação para Itatinga foi construída na
nova linha-tronco (variante Botucatu-Avaré). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itatinga foi inaugurada com um prédio provisório
em 1914 como estação terminal do curto ramal de Itatinga,
com apenas 13 km de extensão. Um novo prédio de alvenaria
foi erigido depois, mas sem data conhecida. Meu tio-bisavô Howell Louis Fry foi o encarregado da construção do ramal, como engenheiro da Sorocabana. Eu cheguei a conhecê-lo nos anos 1970, depois que ele mupou-se para São Paulo.
Em 01/09/1953, com a modificação do traçado da linha-tronco da EFS, entre
Rubião Jr. e Juca Novais, uma nova estação
foi construída e passou a fazer parte do tronco (morto em 1978 na cidade de São Paulo)
A velha estação, sem serventia, foi demolida.
Stenio Gimenez diz, em 18/03/2005, que "segundo meu pai,
o cemitério ficava atrás da estação, ambos
na parte alta da cidade. O armazém ainda está de pé,
inclusive servindo até hoje como centro comunitário
municipal. A estação foi para o chão. Tem mais:
as locos que faziam o ramal eram a de nº 14 e 18 EFS (4-4-0)
e o trem partia de Botucatu".
(Veja também ITATINGA-NOVA)
(Veja também a estação de Lobo)
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 300 m
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1917
AO LADO: Anuncio
da abertura da estação de Itatinga, agora ponta
de ramal (O Estado de S. Paulo, 14/2/1914).
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ACIMA: mapa mostrando a linha nova e a velha
da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por
ele dá para se ter uma idéia de como Itatinga acabou
fazendo parte da linha-tronco. A linha nova (estilizada, pois não
mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo
Ralph M. Giesbrecht). ABAIXO: Mapa do ramal entre Miranda Azevedo
e Itatinga, em 1945 (Mapa do IGGESP, Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht).
(Fontes: José David de Castro; Daniel
Gentili; Acervo Adriana Franzolin; Stenio Gimenez; O Estado de S.
Paulo, 1914; IGGESP; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em seus últimos dias, anos 1950.
À direita o trenzinho que fazia o ramal. Foto cedida
por José David de Castro |
A estação de Itatinga do ramal. Acervo Adriana
Franzolin. Sem data
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Atualização:
10.09.2023
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