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Bartira
Laranja Doce
Martinópolis
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Sorocabana Railway
(1917-1919)
Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
LARANJA
DOCE
Município de Martinópolis, SP |
Linha-tronco original - km 744,016 (1924);
km 731,040 (1931) (*); 683,107 (**) |
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SP-2288 |
Altitude: 482 m |
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Inauguração: 01.07.1917 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. Em 2006, a ALL ficou com a concessão da
linha. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada em
1º de junho - ou 1º de julho, existem as duas versões - de 1917, como posto
telegráfico, Laranja Doce tinha, nos primeiros anos, movimento
superior à estação de José Teodoro, que depois deu origem à cidade
de Martinópolis.
Nos projetos da ferrovia, antes da instalação
da estação, esta era chamada de João Teodoro,
mas este nome acabou sendo dado à estação imediatamente adiante,
hoje Martinópolis; o posto foi, portanto, aberto como Laranja
Doce. Tais divergências de nomes podem facilmente ser comprovados
pela quilometragem existente durante a construção da
ferrovia, nos relatórios da EFS.
Muitas fazendas de gado embarcavam
animais em Laranja Doce, sendo esta portanto uma estação bastante
rentável para a Sorocabana.
É a vila em que nasceu o comediante Ary
Toledo, em 1937, filho de ferroviário.
A estação já estava abandonada
e em ruínas em 1986, de acordo com o Relatório de Instalações Fixas
da Fepasa, deste ano. Foi demolida anos mais tarde e a vila desapareceu.
"Relatos de antigos moradores apontam a existência na estação de
Laranja Doce, de várias residências de ferroviários, algumas casa
de trabalhadores e proprietários rurais nas circunvizinhanças, além
de uma escola e alguns botecos. Hoje lá nada mais existe, a não ser
o cimentado da plataforma da antiga estação, totalmente invadido pelo
mato, e vestígios de alicerces de algumas casas" (do livro
de José Carlos Daltozo, Martinópolis, sua história e sua gente, 1999).
ACIMA: Construções no pátio
da estação ainda existentes em 1986. Infelizmente, cópia
de qualidade ruim (Relatório de Instalações Fixas
- FEPASA, 1986).
(Fontes: José Carlos Daltozo; FEPASA: Relatório de
Instalações Fixas, 1986; José C. Daltozo: Martinópolis, sua história
e sua gente; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação abandonada, em 1986. Extraído
do Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986 |
A estação abandonada, em 1986. Extraído
do Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986 |
Nos trilhos em frente à plataforma da estação demolida, passa
um "limpa-trilhos", em agosto de 2000. Foto José C. Daltozo |
Em agosto de 2000, a plataforma e a placa resistem ao tempo
em Laranja Doce. Foto José Carlos Daltozo |
As únicas duas casas da vila que restaram, em agosto de 2000.
Foto José C. Daltozo |
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Atualização:
20.05.2020
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