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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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João Ramalho
Moema
Rancharia
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Tronco EFS - 1935

IBGE-1974
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Sorocabana (1937-1971)
FEPASA (1971-1998)
MOEMA
Município de João Ramalho, SP
Linha-tronco - km 692,045 (1937) (*); km 644,112 (1960) (**)   SP-2489
Altitude: 522 m   Inauguração: 21.07.1937
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Moema foi uma das últimas estações a ser aberta pela Sorocabana na sua linha-tronco, em 1937.

Já foi demolida, tendo sobrado apenas a plataforma e a escadaria do antigo prédio.

"A estação ficava nas terras de meu bisavô, o finado Antônio Marques, que morava em Quatá, e foi nessa fazenda, inclusive, que minha mãe nasceu. Minha mãe disse que
havia, além da estação, um pequeno galpão e casas para os ferroviários. Um tio-avô, que ainda mora em Quatá, me disse que a estação tão logo foi desativada, começou a ruir; porque os trens não paravam mais, e a vibração fez a estação cair". A foto de Moema foi-lhe enviada por seu primo Adalto Félix, de Campo Grande, MT, cujo avô Antônio Marques tinha fazenda ao lado da estação. As imagens que me foram transmitidas foram enviadas ao Adalto pela irmã do sr. Gonzaga, o qual nasceu por lá e foi maquinista da Sorocabana e da Fepasa (Josué Modesto Passos, Limeira, SP, 11/2001).

Tendo desembarcado em Santos, os dois futuros capi da família Cazzolato (...) fixaram-se (...) no município de Quatá, mais precisamente no bairro da Água Fria. Esse bairro pode ser considerado o berço da família Cazzolato no Brasil, pois ali nasceram quase todos os filhos de Marco Rino e metade de seus netos. Natale ali se casou e teve todos os cinco filhos. A referência urbana dos aguafrienses, porém, não era Quatá, a sede municipal, mas Rancharia, sede do município vizinho, muito mais próxima. Em termos de transporte, a referência era Moema, a estação ferroviária da qual se serviam nas viagens para São Paulo ou Presidente Prudente. Cerca de três décadas depois, o bairro em que viviam, junto ao limite Quatá/Rancharia, passou a integrar o município de João Ramalho, emancipado em 1959.
Sem data
AO LADO
: transcrito de www.cazzolato.com.br)

ACIMA: A estação de Moema, em foto sem data enviada por Josué Modesto Passos em 2023.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1937 aos anos 1980. Ao lado, um deles no pátio de Rancharia, em 1992. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968: SP-Botucatu e Botucatu-Pres. Epitacio e SP-Mairinque (Guias Levi).
(Fontes: Josué Modesto Passos; www.cazzolato.com.br; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; IBGE, 1974; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Ao fundo, a escadaria do velho prédio da estação, em 12/2001. Foto Josué Modesto Passos

Ao fundo, a escadaria do velho prédio da estação, em 12/2001. Foto Josué Modesto Passos

Ao fundo, a escadaria do velho prédio da estação, em 12/2001. Foto Josué Modesto Passos

A plataforma da velha estação, vista no sentido de Presidente Epitácio, em 12/2001. Foto Josué Modesto Passos

Plataforma da estação. Nas árvores, o local do antigo prédio. Arquivo Rancharia/Facebook
 
     
Atualização: 08.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.