A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Uberaba (1889-1948)
Uberaba-segunda estação (1948-1962)
Uberaba-nova (1962-2005)
Lea
Mangabeira
...

IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (anos 1930?-1971)
LEA
Município de Uberaba, MG
Linha do Catalão - km 614,822 (1938)
  MG-2533
Altitude: 730 m   Inauguração: anos 1930?
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lea já existia em 1936 - o jornal Correio Paulistano cita na sua edição de 18 de fevereiro desse ano que o Sr. Antonio Cavalheiro, que nela já era escriturário, foi nomeado chefe da estação - mas não identifiquei a data de sua inauguração.

O Guia Geral de 1960 acusa esta data como sendo em 1948, mas o fato é que, na relação oficial da Mogiana de 1938, a estação já era citada.

Em 21/08/1968, a estação foi fechada e transformada em parada.

Não havia mais nenhuma referência a ela em 1986.

Da estação saía um ramal que atendia o Distrito Industrial II de Uberaba, no bairro do Caçu. Ainda existiam alguns resquícios deste ramal em 2013.


ACIMA: Restos da saída do desvio industrial em Lea em 2013 (Foto Glaucio H. Chaves em 13/2/2013).
ACIMA: Trilhos em Lea em 2013 (Foto Glaucio H. Chaves em 13/2/2013).

ACIMA: Caixa d'água da estação de Lea, única construção que sobrou nesse pátio em 2013 (Foto Leonardo Figueiredo, maio de 2013).

(Fontes: Leonardo Figueiredo; Edson F. Santos; Correio Paulistano, 1936; Daniel Gentili; Cia. Mogiana: Relação oficial de estações, 1938; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1895-1969; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; IBGE, 1957)
     

Notar os vestígios do ramal que ligava a estação ao distrito industrial. Foto Edson F. Santos

A estação de Lea ficava por aqui. Foto Edson F. Santos
 
     
     
Atualização: 10.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.